A construção da docência: a Residência Pedagógica em Artes na Universidade Federal de Ouro Preto
Resumo
Quando, em 15 de Janeiro de 2020, um grupo de professores dos departamentos de Música e de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto foi convocado pela Pró-Reitoria de Graduação a integrar a equipe que implementaria os programas de Residência Pedagógica e PIBID, financiados pela CAPES, a educação pública brasileira enfrentava uma das crises mais agudas de sua história. Não obstante as incertezas daquele contexto, foi possível tomar uma série de decisões a respeito do perfil e das áreas dos subprojectos que constituíram o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na UFOP. Embora o subprojecto de Artes não fosse caracterizado como interdisciplinar, decidiu-se pela formação de um grupo misto, constituído por duas licenciaturas, Música e Artes Cênicas, com dois coordenadores e vinte e quatro estudantes residentes, distribuídos igualmente entre essas duas licenciaturas. Num momento posterior, quando da selecção, contou-se com três preceptores egressos dos cursos de licenciatura da UFOP, sendo dois de Artes Cênicas e uma de Música. Na prática lidaríamos com um grupo interdisciplinar, vide as diferenças não apenas entre os processos de formação de professores nessas áreas como as especificidades inerentes a cada uma dessas duas linguagens artísticas. Ao contrário do desestímulo proporcionado pela conjuntura de precarização da educação pública, esse era um desafio estimulante, ao qual os integrantes do subprojecto se sentiriam motivados a enfrentar. Entretanto, as indefinições das políticas orçamentárias do Ministério da Educação acabaram por retardar a implementação e as acções iniciais do PRP, que só puderam ser iniciadas em Outubro de 2020.