A Cultura do canto nos Conventos Dominicanos Femininos com enfoque em Portugal: Repertório, Fontes e Desempenho Práctico

A Cultura do canto nos Conventos Dominicanos Femininos com enfoque em Portugal: Repertório, Fontes e Desempenho Práctico

Investigador principal: Kristin Hoefener

Resumo

O projecto explora a cultura do canto nos conventos dominicanos femininos, com enfoque em Portugal. A ordem dominicana, cujas origens se situam na Península Ibérica, é um exemplo particularmente pertinente de uma comunidade monástica pan-europeia. O Convento de Jesus em Aveiro foi o primeiro convento dominicano feminino em Portugal a aplicar o Rito da Estrita Observância e este projecto explora a forma como a produção de livros de cânticos está ligada à sua implementação e exportação para outros conventos. Estes livros constituem um corpus único que suscita questões sobre o uso quotidiano destes objectos materiais no espaço conventual, juntamente com outros objectos de arte e relíquias. No que respeita à Reforma, perguntamo-nos se a produção dos livros pelas irmãs, altamente letradas, revela traços da sua educação musical, eventualmente reflectidos na notação ou na escolha dos cânticos. Será que o repertório reflecte as devoções e práticas locais, transmitidas de geração em geração através de uma recriação constante? Mais precisamente, pretende-se investigar a variabilidade das melodias de modo a fornecer uma visão única de um repertório específico de cânticos femininos e colocá-lo numa perspectiva europeia mais alargada.

Os principais objectivos são: 1) a identificação e edição do repertório de cânticos dos conventos dominicanos femininos em Portugal; 2) o estudo da variabilidade das melodias dominicanas; 3) a exploração do contexto europeu de transmissão e tradição; 4) o desenvolvimento de uma abordagem analítica das caraterísticas de género do corpus de cânticos; e 5) a interpretação dos cânticos.

O projecto explora os livros de cânticos portugueses como portadores de património cultural material e imaterial a partir de duas perspectivas diferentes: a do historiador da música e a do artista-intérprete. O projecto vai muito para além da documentação e edição das novas fontes de Aveiro, uma vez que propõe uma exploração dos livros de cânticos de autoria feminina, bem como a sua utilização activa na vida conventual medieval (ofícios, procissões, festas, devoção privada) e nos espaços físicos (igreja, coro, claustro). A abordagem experimental aqui proposta combina investigação científica e performance artística ligada a locais históricos e às experiências sensoriais que lhes estão associadas.

Os resultados incluem uma monografia sobre a cultura do canto nos conventos dominicanos femininos, uma série de artigos académicos, comunicações em conferências, workshops (para profissionais e amadores), concertos, palestras públicas e gravações profissionais. O projecto foi concebido tanto para o intercâmbio científico como para o envolvimento de um público de amadores de música medieval, pelo que se alinha com o objectivo da Agenda 2030 de Educação de Qualidade. Para atingir este objectivo, está prevista uma parceria institucional com o Museu de Aveiro e os conservatórios de Lisboa e Porto. Está também previsto o envolvimento com a sociedade civil, uma vez que o projecto se centra na inovação e criatividade do património cultural das mulheres. O projecto vai ao encontro de um dos principais objectivos do CESEM, que é o de aprofundar o estudo e a divulgação da música luso-ibérica.

Período de implementação
2023-2029
Referência
2022.05825.CEECIND/CP1725/CT0041
Instituição financiadora
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início
01/09/2023
Data de fim
31/08/2029
Palavras-chave
Canto dominicano; Música medieval; Cantochão; Cultura conventual
Grupo de investigação