Identidade da Música Portuguesa: Padrões do Repertório para Tecla (1750-1834)

Identidade da Música Portuguesa: Padrões do Repertório para Tecla (1750-1834)

Investigador principal: Mafalda Nejmeddine

Resumo

O que distingue a música de diferentes países é um assunto de grande interesse, pois diz respeito às pessoas e à sua identidade. O Fado (2011) e o Cante Alentejano (2014) são dois tipos de música popular que representam a identidade portuguesa e são reconhecidos pela UNESCO, através da sua inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Este projeto aborda a identidade portuguesa na música clássica, um campo no qual as suas características ainda não foram exploradas. Durante o século XVIII houve um intercâmbio musical significativo entre Portugal e Itália. Compositores e músicos italianos vieram para Portugal e participaram na vida musical da corte, da igreja e dos teatros. A partir de meados do século, a música italiana foi tocada e ouvida por todo o lado em Portugal, juntamente com a música portuguesa. Este projeto centra-se na recuperação, estudo, análise e divulgação do repertório português para tecla do período 1750-1834. O repertório será estudado e trazido para a vida através da sua divulgação a nível académico, educacional e social. O objetivo do projeto é encontrar as especificidades da música portuguesa através da análise e descoberta de padrões usando software. Uma comparação entre os repertórios italiano e português do período de 1750-1807 e dentro do repertório português para tecla até 1834, bem como o estudo cronológico dos padrões, mostrarão as características específicas e a identidade da música portuguesa.

Período de implementação
2024-2030
Referência
2023.06709.CEECIND
Instituição financiadora
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início
02/09/2024
Data de fim
30/08/2030
Palavras-chave
Identidade Musical; Música clássica portuguesa; Repertório para tecla; Padrões musicais; Análise computacional
Grupo de investigação