Música em contexto religioso no Barroco Português e suas correlações com o espaço Ibero-Americano – o caso particular das irmandades ou confrarias
Resumo
No período Barroco em Portugal assiste-se a uma grande proliferação de estruturas já enraizadas em território nacional, mas que crescem difundindo-se grandemente, ganhando um novo fôlego: as Irmandades ou Confrarias. Estas foram prestimosos auxiliares de ligação entre as estruturas eclesiásticas e o conjunto dos fiéis, bem como responsáveis principais pela manutenção e subsistência de muitas igrejas e capelas espalhadas por todo o país. A sua acção a nível musical engloba vários níveis de actuação: a) Estabelecimento de práticas musicais sacras em missas, festas solenes, procissões; b) Estabelecimento de práticas musicais profanas em contexto religioso referentes a peditórios, procissões, festas de arraial, etc, englobando a presença da música; c) A presença de músicos negros adjudicados para as festas das Confrarias, em Portugal. Neste projecto pretende-se chegar a novos contributos para uma História da Música em Portugal ainda com muito por descobrir. Da mesma forma, pretende-se analisar a proliferação destas instituições durante o período barroco no Brasil.