Música em contexto religioso no Barroco Português e suas correlações com o espaço Ibero-Americano – o caso particular das irmandades ou confrarias

Música em contexto religioso no Barroco Português e suas correlações com o espaço Ibero-Americano – o caso particular das irmandades ou confrarias

Investigador principal: Luzia Aurora Rocha

Resumo

No período Barroco em Portugal assiste-se a uma grande proliferação de estruturas já enraizadas em território nacional, mas que crescem difundindo-se grandemente, ganhando um novo fôlego: as Irmandades ou Confrarias. Estas foram prestimosos auxiliares de ligação entre as estruturas eclesiásticas e o conjunto dos fiéis, bem como responsáveis principais pela manutenção e subsistência de muitas igrejas e capelas espalhadas por todo o país. A sua acção a nível musical engloba vários níveis de actuação: a) Estabelecimento de práticas musicais sacras em missas, festas solenes, procissões; b) Estabelecimento de práticas musicais profanas em contexto religioso referentes a peditórios, procissões, festas de arraial, etc, englobando a presença da música; c) A presença de músicos negros adjudicados para as festas das Confrarias, em Portugal. Neste projecto pretende-se chegar a novos contributos para uma História da Música em Portugal ainda com muito por descobrir. Da mesma forma, pretende-se analisar a proliferação destas instituições durante o período barroco no Brasil.

Período de implementação
2019-2025
Referência
DL 57/2016/CP1453/CT0086
Instituição financiadora
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de início
01/02/2019
Data de fim
31/01/2025
Palavras-chave
Iconografia Musical; Organologia; Confrarias; Barroco; Portugal; Ibero-América
Grupo de investigação