Música portuguesa para guitarra: Obras de Fernando C. Lapa

Música portuguesa para guitarra: Obras de Fernando C. Lapa

Investigador principal: Monika Streitová

Resumo

Este projecto pretende contribuir para a divulgação da Música Contemporânea Portuguesa através da apresentação de um concerto comentado integralmente preenchido com obras do compositor Fernando C. Lapa. O projecto corresponde à necessidade de construção de espaços de compreensão da criação contemporânea portuguesa, permitindo que novas gerações de músicos, profissionais ou estudantes e novos públicos se acerquem das obras musicais como elementos interiores.

Fernando C. Lapa (Vila Real, 1950) fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição, na classe do professor Cândido Lima. Nas últimas 3 décadas, criou perto de 300 obras que abrangem quase todos os géneros musicais: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bandas sonoras para cinema e teatro; é um compositor cimeiro do panorama musical português.

Período de implementação
2023-
Instituição financiadora
DGArtes
Data de início
01/03/2023
Data de fim
31/07/2023
Palavras-chave
Música Contemporânea Portuguesa; Fernando C. Lapa; Concerto; Compositor
Mais informações

Programa

Itinerários c.a.7’
(Duo de Guitarras)
Hugo Simões, Francisco Berény

Suite D’oiro c.a.10’
(Duo de Guitarras)
Rita Barbosa, Hugo Simões

Plural VIII c.a.10’
(Violoncelo e Guitarra)
Tiago Azevedo e Silva, Francisco Berény

Como se canta o fogo, o mar e o som dos barcos c.a.13’
(Trio de Guitarras)
Francisco Berény, Hugo Simões, Rita Barbosa

Três ou quatro notas para Florbela c.a.6’30’’
(Flauta e Guitarra)
Monika Streitová, Hugo Simões

Lamentos c.a.10’
(Soprano, Guitarra e Violoncelo)
Daniela Matos, Francisco Berény, Tiago Azevedo e Silva


Ficha Artística

Hugo Simões – Guitarra
Francisco Berény – Guitarra
Rita Barbosa – Guitarra
Tiago Azevedo e Silva- Violoncelo
Monika Streitová – Flauta
Daniela Matos – Soprano
Concerto comentado por Matilde Andrade

Grupo de investigação