Textura e densidade na música orquestral de Penderecki, Ruzicka e Haas: contributos para uma taxonomia estruturada
Resumo
Este projecto visa estabelecer uma taxonomia estruturada de gestos e texturas musicais, mais especificamente vocacionada para a música orquestral dos séculos XX e XXI, onde os aspectos texturais assumem particular destaque. Embora existam sistemas classificatórios, como os propostos por Schaeffer/Thoresen e Smalley, que categorizam fenómenos sonoros no contexto da música concreta e eletroacústica, verificam-se lacunas significativas na classificação de texturas e gestos na música instrumental, mais especificamente na música orquestral. Este estudo tem como principal objectivo colmatar essa lacuna, com especial enfoque na música orquestral de três compositores contemporâneos: Krzysztof Penderecki, Peter Ruzicka e Georg Friedrich Haas.
No âmbito deste projecto, estão ainda a ser desenvolvidas ferramentas digitais de Análise Musical em linguagem de programação Python, que possibilitarão: a avaliação da densidade específica dos vários instrumentos de orquestra, considerando os diversos níveis dinâmicos e registos; o estabelecimento de comparações entre gestos e/ou texturas, ao nível da sua densidade, na dupla perspectiva vertical (síncrona) e/ou horizontal (cronológica).
Por último, o projecto propõe uma notação de escuta inovadora, derivada dos dados numéricos processados pelo software desenvolvido e baseada exclusivamente nas partituras. Em contraposição aos programas existentes (por exemplo, Acousmographe, Eanalyses, Ianalyse, TIAALS), esta notação distinguir-se-á pela sua flexibilidade, possibilitando uma visualização detalhada para representar texturas e gestos musicais complexos.