João Pedro Cachopo

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Nota Biográfica

João Pedro Cachopo lecciona Filosofia da Música na Universidade Nova de Lisboa. É membro do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, onde coordena o Grupo de Teoria Crítica e Comunicação. O seus interesses, atravessando os domínios da musicologia, da filosofia e dos estudos de media, incluem o impacto da revolução digital na cultura contemporânea, a relação da música com outras artes e questões de performance, dramaturgia e remediação.

É o autor de Callas e os Seus Duplos (Sistema Solar, 2023), A Torção dos Sentidos (Sistema Solar, 2020; Elefante, 2021), traduzido para inglês como The Digital Pandemic (Bloomsbury, 2022), e Verdade e Enigma: Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno (Vendaval, 2013), que recebeu o Prémio do PEN Clube Português na categoria de Primeira Obra em 2014. Co-editou Rancière and Music (Edinburgh UP, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017) e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014). O seu trabalho foi publicado em revistas como Opera Quarterly, New German Critique e Sound Stage Screen, assim como em volumes colectivos como The Routledge Companion to Music and Modern Literature. Traduziu para português Georges Didi-Huberman, Jacques Rancière e Theodor W. Adorno.

Entre 2017 e 2019, foi Marie Skłodowska-Curie Fellow na University of Chicago. Ensinou como professor visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016), na Universidade Estadual de Campinas (2016) e na Universidade de Brasília (2022). Foi investigador visitante na Universität Potsdam (2008), na Université Paris 8 (2009), na Humboldt-Universität zu Berlin (2010), na University of Durham (2012) e na Columbia University in the City of New York (2015). Integrou o Seminário de Jovens Cientistas da Academia de Ciência de Lisboa entre 2017 e 2020. Desde 2022, é membro do Conselho Editorial de Sound Stage Screen.