+351 21 790 8300 ext. 1496
cesem@fcsh.unl.pt

Ana Isabel Pereira

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Ana Isabel Pereira

Foto
Bolseira de doutoramento FCT
anaisabelpereira@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Ana Isabel Pereira concluiu o Curso Complementar de Flauta Transversal e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), onde é doutoranda em Ciências Musicais – especialidade de Ensino e Psicologia da Música. Atualmente, é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do Programa Doutoral “Música como Cultura e Cognição” da FCSH/NOVA. Trabalhou com vários coros infantis e é professora de música de crianças entre os 3 e os 10 anos. Participou em várias iniciativas do projeto “Opus Tutti”, como “Babelim” e “Jardim Interior” e do projeto GermInArte. É professora convidada da Escola Superior de Educação de Lisboa nas licenciaturas em Música na Comunidade e Educação Básica. É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e participa em projetos do Coro Sinfónico da Casa da Música.

Publicações:

Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, Patrícia ÁVILA, “The Relationship Between Kindergarten Children’s Vocal Performance and Recognition of Songs with and without Words”, in Conference Proceedings at the 14th International Conference for Music Perception and Cognition, San Francisco/USA, 2016. July 5-9.

Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “O papel da melodia e das palavras no reconhecimento de canções por crianças de 4 a 6 anos de idade”, in Ecos de Opus Tutti: Arte para a Infância e desenvolvimento social e humano, ed. Helena Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016), pp. 216-239, ISBN 978-972-31-1565-9.

Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “Melodia e palavras numa canção: Questões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico”, Revista Portuguesa de Educação Artística, nº 6 (2016).

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Estratégias de ensino de canções a crianças e adultos: Influência no reconhecimento auditivo e desempenho vocal
Orientação:

Helena Rodrigues

Referência da Bolsa: PD/BD/114489/2016
Resumo:

O projeto é composto por três estudos quasi-experimentais visando aprofundar a relação entre palavras e melodia em canções. Procura-se investigar a influência de duas estratégias de ensino de canções no seu reconhecimento auditivo. Pretende-se, ainda, determinar se estas diferentes abordagens têm influência no desempenho vocal. Cada estudo corresponde a um grupo distinto de participantes aos quais serão aplicados os mesmos procedimentos: crianças em idade pré-escolar (4-5 anos) e crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (6-9 anos) de uma instituição de ensino privado, em Lisboa, e adultos não-músicos. Espera-se que os resultados obtidos ajudem a (1) clarificar se prevalece a melodia ou as palavras no reconhecimento auditivo de canções e (2) identificar qual a estratégia mais eficaz no ensino de uma canção em termos de reconhecimento auditivo a curto e médio prazo e desempenho vocal. Estes estudos pretendem contribuir para uma reflexão sobre as estratégias e práticas utilizadas no ensino formal e informal de música desde a primeira infância, investigando as suas repercussões ao nível do comportamento musical das crianças e adultos (auditivo e performativo).

Palavras-chave: Canção com palavras, Canção sem palavras, Reconhecimento melódico, Memória musical, Desempenho vocal, Escalas de avaliação de desempenho vocal

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano