(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Ana Isabel Pereira

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Ana Isabel Pereira

Foto
Bolseira de doutoramento FCT
anaisabelpereira@campus.fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

ANA ISABEL PEREIRA concluiu o Curso Complementar de Flauta Transversal e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é doutoranda em Ciências Musicais – especialidade de Ensino e Psicologia da Música. É assistente convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Trabalha com vários coros infantis e é professora de música de crianças entre os 3 e os 10 anos. Participou em várias iniciativas do projeto Opus Tutti (como “Babelim” e “Jardim Interior”) e do Projeto GermInArte (como “Caleidoscópio” e “Dabo Domo” e enquanto formadora na “Formação Transitiva em Arte para a Infância”). É licenciada em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico e participa em projetos do Coro da Casa da Música no Porto. Interessa-se pelo estudo da aprendizagem/desenvolvimento musical e da avaliação performativa vocal na infância.

Publicações:

Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2019). The Relationship Between Portuguese Children’s Use of Singing Voice and Singing Accuracy when Singing with Text and a Neutral Syllable. Music Perception, 36(5), 468-479. DOI: 10.1525/mp.2019.36.5.468

Rodrigues, H., Pereira, A. I., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2018). Formação Imersiva e Formação Transitiva em arte para a infância: Ideias subjacentes aos processos de trabalho. In H. Rodrigues, P. M. Rodrigues, & P. F. Rodrigues (Eds.), Ecos de GermInArte – TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância (pp. 46-60). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1608-3.

Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “O papel da melodia e das palavras no reconhecimento de canções por crianças de 4 a 6 anos de idade”, in Ecos de Opus Tutti: Arte para a Infância e desenvolvimento social e humano, ed. Helena Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016), pp. 216-239, ISBN 978-972-31-1565-9.

Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “Melodia e palavras numa canção: Questões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico”, Revista Portuguesa de Educação Artística, nº 6 (2016).

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: The influence of singing with text and a neutral syllable on Portuguese children’s vocal performance, song recognition, and use of singing voice
Orientação:

Helena Rodrigues

Referência da Bolsa: PD/BD/114489/2016
Resumo:

O projeto de doutoramento pretendeu investigar a influência do texto e da sílaba neutra na performance vocal, reconhecimento de canções e uso de voz cantada. Devido à natureza das variáveis, dois aspetos adicionais foram investigados: a relação entre o desempenho vocal; e o reconhecimento de músicas; e a influência do uso da voz cantada na performance vocal.
Cento e trinta e sete crianças com idades entre os 4 e 9 anos, alunos numa escola particular em Lisboa, participaram nesta investigação. A investigação incluiu três estudos: (i) Estudo A sobre o desempenho vocal de duas canções; (ii) Estudo B sobre reconhecimento das canções; e (iii) Estudo C sobre o uso da voz cantada. Cada estudo engloba dois momentos da recolha de dados. Nos Estudos A e B, o Momento 1 envolveu o ensino de uma música com texto (Canção 1) e de uma canção com sílaba neutra (Canção 2), enquanto que no Momento 2 as mesmas duas músicas foram ensinadas com texto (o texto foi adicionado à Canção 2). No Estudo C, a “Singing Voice Development Measure” (SVDM) foi administrada no Momento 1 (antes do ensino das Canções 1 e 2) e no Momento 2 (no final do período de ensino).

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano