Ana Isabel Pereira
Integrados Doutorados
Educação e Desenvolvimento Humano
n
Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa (obtida em 2019, aprovada por unanimidade, com Muito Bom) e, desde 2014, é integrada membro do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH (em 2014) e a licenciatura em Engenharia Ambiental no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa (em 1999). É Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa desde 2015, e também na NOVA FCSH em 2020. Foi bolseira do Programa Doutoral da NOVA FCSH, tendo investigado a influência de se cantar com sílaba neutra ou texto na performance vocal de canções, no uso da voz cantada e no reconhecimento auditivo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos de idade. Como resultado dessa investigação, participou em conferências internacionais, como ICMPC, ISME, MERYC, ISAME, APSCOM e nacionais como o ENIM. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical e a avaliação do desempenho vocal em crianças.
Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2019). The Relationship Between Portuguese Children’s Use of Singing Voice and Singing Accuracy when Singing with Text and a Neutral Syllable. Music Perception, 36(5), 468-479. DOI: 10.1525/mp.2019.36.5.468
Rodrigues, H., Pereira, A. I., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2018). Formação Imersiva e Formação Transitiva em arte para a infância: Ideias subjacentes aos processos de trabalho. In H. Rodrigues, P. M. Rodrigues, & P. F. Rodrigues (Eds.), Ecos de GermInArte – TransFormação Artística para o Desenvolvimento Social e Humano a partir da Infância (pp. 46-60). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 978-972-31-1608-3.
Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “O papel da melodia e das palavras no reconhecimento de canções por crianças de 4 a 6 anos de idade”, in Ecos de Opus Tutti: Arte para a Infância e desenvolvimento social e humano, ed. Helena Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016), pp. 216-239, ISBN 978-972-31-1565-9.
Ana Isabel PEREIRA, Helena RODRIGUES, “Melodia e palavras numa canção: Questões para o ensino de canções no contexto pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico”, Revista Portuguesa de Educação Artística, nº 6 (2016).