Cristina Maria de Carvalho Cota

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Cristina Maria de Carvalho Cota

cristina.cota@sapo.pt

Nasceu em Lisboa, Portugal. Foi aluna da Fundação Musical dos Amigos das Crianças e completou o curso de violino pela Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. É licenciada em Ciências Geofísicas pela FCL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Mestre em Ciências Musicais Históricas, pela FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), com a tese “A Música no Convento da Ordem de Cristo em Tomar (desde finais do século XV até finais do século XVIII)”, sob orientação do professor doutor Manuel Carlos de Brito, tendo obtido a classificação máxima por unanimidade. Foi bolseira de investigação no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa), entre 2008 e 2010. Actualmente desenvolve o seu projecto de doutoramento de tema ” A Música e Missionação na Ordem de Cristo no Brasil Colonial face aos contributos da Ordem Franciscana e Companhia de Jesus”, igualmente pela FCSH-UNL, sob orientação do professor doutor Manuel Pedro Ferreira, com atribuição de bolsa pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). É colaboradora interna do CESEM/FCSH-UNL, faz parte do grupo de Estudos de Música Antiga deste centro de investigação e é elemento do CARAVELAS – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, igualmente do CESEM/FCSH-UNL. Desde 2015 que é coordenadora geral do projecto e base de dados em linha “Music OFM Portugal”. Áreas, domínios de especialização e interesses de investigação: Música Sacra, Ordem de Cristo, Ordem Franciscana, em Portugal, no Brasil e América Latina.

Publicações:

[no prelo] A Música no Convento da Ordem de Cristo em Tomar (desde finais do século XV até finais do século XVIII), Edições Colibri.

[no prelo] «O Cerimonial Seráfico para toda a ordem franciscana de frei Manuel da Conceição (1730)», Congresso Internacional Os Franciscanos no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte e Património, Sociedade de Geografia de Lisboa (2012).

[prevista] 2017 – «Música e devoção mariana na Lisboa seiscentista: o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo em Carnide».

2014 – «A música e o culto antoniano na Real Casa e Igreja de Santo António à Sé (séculoXVIII). Espólio musical sobrevivente», in Actas do I Seminário Nacional “A música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana”, Centro Cultural Franciscano, Lisboa, 10 Maio, Itinerarium, LX (2014), 563 – 596.

2013 – “A viagem da música religiosa nos navios de carreira para o Brasil”, in Actas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, Lisboa, 7 – 9. 11. 2013. [pdf , pp. 190-211].

PROJECTO DE PÓS-DOC/DOUTORAMENTO/MESTRADO
Título Doutoramento: Música e Missionação na Ordem de Cristo no Brasil Colonial face aos contributos da Ordem Franciscana e Companhia de Jesus
Orientação:

Manuel Pedro Ferreira

Resumo:

Numa pesquisa focada para o património além-mar da Ordem de Cristo no Brasil (desde 1500 até 1822), propõe-se descobrir o passado musical das igrejas a seu cargo, ou a si subordinadas. A interligação com a Ordem Franciscana e a Companhia de Jesus, torna-se inevitável e fundamental nesta investigação. Ambas chegaram às areias brasileiras pelo leme dos navios da Ordem de Cristo, e ocuparam um lugar proeminente na missionação luso-brasileira. As referências à música encontradas nas fontes históricas permitirão identificar que músicas e instrumentos musicais chegaram ao Brasil, como meio de evangelização. Descrever a presença da música nas festas religiosas e procissões o que, por sua vez, revelar-nos-á a prática e estilos musicais resultantes da interacção entre a tradição local e a tradição musical portuguesa, de perfil “europeu”. Finalmente, pretende-se efectuar a identificação das fontes musicais conservadas, mantendo a esperança de encontrar manuscritos musicais inéditos, para além dos já registados.

Palavras-chave: Música Sacra, Missionação, Colonização, Brasil, Ordem de Cristo, Ordem Franciscana, Companhia de Jesus

Estudos de Música Antiga