Cristina Maria de Carvalho Cota

Cristina Maria de Carvalho Cota

Nota Biográfica:

Cristina Maria de Carvalho Cota, nasceu em Lisboa, Portugal. Foi aluna da Fundação Musical dos Amigos das Crianças e completou o curso de violino pela Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. É Mestre em Ciências Musicais Históricas, pela FCSH/UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), com a tese “A Música no Convento da Ordem de Cristo em Tomar (desde finais do século XV até finais do século XVIII)”, sob orientação do professor doutor Manuel Carlos de Brito, tendo obtido a classificação máxima por unanimidade. Foi publicada este ano pela Editora Colibri. Foi bolseira de investigação no CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa), entre 2008 e 2010. Actualmente desenvolve o seu projecto de doutoramento sobre a relação entre a Ordem de Cristo, a Música e a Missionação no Brasil Colonial com enfoque para a viagem da música religiosa a bordo dos seus navios nos séculos XVI, XVII e XVIII, igualmente pela FCSH-UNL, sob orientação do professor doutor Manuel Pedro Ferreira, com atribuição de bolsa pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). É colaboradora interna do CESEM/FCSH-UNL, faz parte do grupo de Estudos de Música Antiga deste centro de investigação e é elemento do CARAVELAS – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (FCSH-UNL). Desde 2015 que é coordenadora geral do projecto e base de dados em linha “Music OFM Portugal”.

 

Publicações e outros outputs:

COTA, Cristina, A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do século XV até finais do século XVIII), Edições Colibri, Lisboa, Outubro 2017.

[no prelo] «O Cerimonial Seráfico para toda a ordem franciscana de frei Manuel da Conceição (1730)», Congresso Internacional Os Franciscanos no Mundo Luso-Hispânico: História, Arte e Património, Sociedade de Geografia de Lisboa (2012).

[prevista] 2017 – «Música e devoção mariana na Lisboa seiscentista: o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Luz da Ordem de Cristo em Carnide».

2014 – «A música e o culto antoniano na Real Casa e Igreja de Santo António à Sé (séculoXVIII). Espólio musical sobrevivente», in Actas do I Seminário Nacional “A música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana”, Centro Cultural Franciscano, Lisboa, 10 Maio, Itinerarium, LX (2014), 563 – 596.

2013 – “A viagem da música religiosa nos navios de carreira para o Brasil”, in Actas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, Lisboa, 7 – 9. 11. 2013. [pdf , pp. 190-211].