Chamada de artigos Simpósio Internacional Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos

Rio de Janeiro, 22 e 23 de setembro de 2017

Escola de Música da UFRJ
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Realização: Polo Caravelas Brasil, PPGM-UFRJ, Caravelas/CESEM/UNL Local de Realização:

Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98 Centro, Rio de Janeiro Telefone: 21 http://www.musica.ufrj.br/
Informações completas brevemente em: www.caravelas.com.pt

A 22 de Setembro de 1767, nascia o Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), aquele que se tornaria o mais importante compositor brasileiro em atividade no início do oitocentos. Sua atuação como Mestre Capela da Capela Real/Imperial do Rio de Janeiro também faria dele uma das figuras mais influentes no cenário musical luso-brasileiro daqueles dias. Tendo isso em conta, o Caravelas (Núcleo de Pesquisa da História da Música Luso-brasileira – CESEM – Universidade Nova de Lisboa), através do Polo Caravelas Brasil (Grupo de Pesquisa da PPGM- UFRJ), realizará um Simpósio em celebração dos 250 anos de nascimento do compositor.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa “Polo Caravelas Brasil” do programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ em parceria com o Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira – do CESEM, da Universidade Nova de Lisboa. O evento terá duração de dois dias, 22 e 23 de setembro de 2017, tendo lugar na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em sua organização estão previstos conferências, mesas redondas, apresentações de comunicação e um concerto comemorativo.

O objetivo principal do congresso é oferecer um espaço de debates acadêmicos sobre a figura e a obra do compositor brasileiro Pe. José Maurício Nunes Garcia, fazendo uma avalização crítica de seu papel dentro da história da música luso- brasileira e divulgando os resultados das últimas pesquisas pertinentes ao tema.

Chamada de artigos

Todos os interessados em participar do evento estão convidados a enviar propostas de comunicações orais, que serão avaliadas (por pares) pela comissão científica.

O tema das comunicações deverá ser o próprio Pe. José Maurício Nunes Garcia, ou o universo musical contemporâneo a ele. Serão bem-vindos textos elaborados a partir dos mais variados pontos de vista: da musicologia histórica, da performance, da estética, na análise, etc.

Serão aprovadas até 15 comunicações que mostrarem mérito científico e respeitarem a temática citada acima. Caso o número de propostas relevantes exceda o número de 15, a Comissão Organizadora poderá avaliar a possibilidade de fazer mesas de comunicação em paralelo.

As propostas de comunicação de até 20 minutos de duração deverão ser enviadas no seguinte formato:

Titulo:

Palavras chaves (máximo de 5):

Resumo (max. de 300 palavras):

Nota biográfica (max. de 200 palavras):

Nome do(s) autore(s):

Filiação institucional:

Contato (e-mail e endereço)

As propostas poderão estar em Português ou Inglês e serão recebidas até o dia 28 de maio de 2017, através do e-mail nucleocaravelas@gmail.com

A lista das propostas selecionadas será divulgada até o dia 11 de junho.

Datas:

Último dia para Submissão de artigos: 28 de maio de 2017

Notificação de aceitação: até 11 de junho de 2017

Idioma:
As línguas do simpósio serão o português e o inglês.

Caravelas, CESEM, FCSH, UNL (Universidade Nova de Lisboa)
Polo Caravelas, PPGM-EM, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)