Arquivos – Repertório de Compositores Portugueses para Banda/ Orquestra de Sopros

Programa/Apoio: Projecto Estratégico CESEM UID/EAT/00693 | Pólo IPL

Responsável principal: Pedro Marquês de Sousa | Membro do CESEM e professor na Academia Militar

Equipa: Investigador Principal: Alberto Roque | Professor da ESML. colaboradores: Jorge F. P. Ramos | Mestrando na ESML, Bolseiro FCT Pablo Javier Subatin | Mestrando na ESML, Bolseiro FCT

Estado: Em execução

Objectivos do Projecto

O projecto visa fazer a identificação dos principais compositores portugueses e das suas obras mais relevantes de repertório original para banda/ Orquestra de Sopros, estudar e analisar as suas composições, recuperar as obras e adaptá-las à forma da escrita musical e à organologia atual.
No desenvolvimento do projecto pretende-se interpretar as obras e realizar o seu registo sonoro, tendo em vista criar uma base de arquivo de partituras e de registo sonoro das obras mais relevantes do período em estudo.

1. Identificar os compositores e as suas obras mais relevantes do repertório de concerto, escrito para banda de música;
2. Estudar e analisar as composições musicais relativamente às suas características musicais e estéticas;
3. Preservar as obras, recuperando-as da sua versão manuscrita para formato digital em escrita musical e realizando uma adaptação à organologia actual ;
4. Preparar a sua interpretação e proceder ao seu registo/gravação;
5. Criar uma base digital das partituras e o registo sonoro das obras interpretadas por agrupamento musical adequado à organologia exigida pelas obras.

Este projecto é pioneiro no âmbito do estudo do repertório das bandas de música em Portugal, que permitirá dar a conhecer os compositores e as suas obras escritas originalmente para o agrupamento musical  “banda de música”  que foi muito marcante no panorama musical português desde meados do século XIX.

O primeiro objectivo, será alcançado apos o levantamento e inventariação dos compositores e das suas obras mais relevantes, com base em pesquisas a realizar nos arquivos mais importantes desta tipologia de obras musicais (bandas militares, bandas filarmónicas, biblioteca nacional e biblioteca da Ajuda) considerando essencialmente a tipologia de obras de concerto (Fantasias, Rapsódias, Sinfonias, Aberturas, Suites etc;)

O segundo objectivo, visa caracterizar a estrutura musical das obras de concerto (não considerando marchas, hinos e géneros de dança) representativas das épocas dos respectivos autores, que constituam amostras relevantes entre a tipologia de obras em que os autores portugueses tiveram mais expressão no repertório de concerto interpretado pelas bandas de música em Portugal.O terceiro objectivo visa recuperar e preservar as partituras e partes cavas das obras consideradas mais relevantes, adaptando-as à escrita musical atual e ao modelo organológico que permita cumprir os objectivos seguintes.
O quarto objectivo será conseguido com a interpretação das obras musicais e a sua gravação digital, permitindo a audição e o registo/gravação das mesmas.
O quinto objectivo será a organização de uma base de arquivo digital das partituras e  das gravações áudio, com base no produto conseguido através dos anteriores.

Website do projecto

Concertos realizados no âmbito do projecto

“Sons Ibéricos VIII” – Centenário de Marcos Romão dos Reis Júnior