Operando

Programa/Apoio: Projecto financiado no âmbito do Concurso Anual para Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA) do IPL – 2017

Responsável principal: Sílvia Mateus

Equipa: Sílvia Mateus (coordenadora)| Escola Superior de Música de Lisboa, Carlos Marecos | Escola Superior de Música de Lisboa, Sérgio Henriques | Escola Superior de Música de Lisboa

Estado: Em execução

Artigos deste projecto: Ver

Este projecto tem como objetivo apoiar a encenação e criação de obra contemporânea, contribuindo assim para o enriquecimento da investigação nas áreas da composição, do canto, do instrumento e das tecnologias da música.
Propõe-se assim a apresentação de duas novas produções de ópera, numa colaboração entre várias áreas de especialidade da Escola Superior de Música de Lisboa, sendo que a montagem de ambas as produções é permanentemente acompanhada de um trabalho de pesquisa e de reflexão sobre as várias fases do processo criativo.

Este trabalho permitirá a Criação de um acervo de figurinos, adereços e de equipamento técnico que será sempre um mais valia para futuras investigações na área.
Propõe-se realização de uma obra de reportório tradicional com uma encenação contemporânea, E uma estreia absoluta de uma obra contemporânea de um autor português residente em Portugal com ligação ESML. O projecto é, em si mesmo, um contributo para criação artística no género e inovação, tanto ao nível da encenação como ao nível da composição contemporânea.