Inscrições abertas para o Curso de Verão do CESEM/NOVA FCSH: Museologia e Música – Património Artístico Musical de Museus Portugueses
Datas: 5 a 7 de agosto | dias úteis das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00
Docente Responsável: Luzia Aurora Rocha
Áreas: História da Arte e Estudos Artísticos e História, Património e Cultura
Creditação para professores do Ensino Básico e Secundário
São objetivos do curso fornecer ferramentas que permitam proceder ao estudo cientificamente correto de motivos musicais em obras de arte com particular ênfase no património de Museus Portugueses. Este curso é destinado a técnicos de museus e a colecionadores particulares, investigadores e professores (ensinos básico, secundário e superior) que pretendam alargar a sua área de conhecimento ao nível musical e musicológico e a um público generalista que pretenda obter conhecimento sobre o tema proposto. Serão analisadas e trabalhadas ao pormenor obras de arte de referência selecionadas para este curso em particular, que se encontram em coleções dignas de registo, trabalhando-se ao nível da iconografia musical, organologia, museologia e história da música.
Programa
- a) Iconografia Musical e Organologia (2º módulo). No que concerne ao primeiro tópico, será abordada a Iconografia Musical no âmbito do colecionismo público vs privado. Pretende-se analisar a presença de objetos artísticos com música e instrumentos musicais em museus públicos e em coleções que não estão acessíveis ao público. Analisar-se-á o seu tratamento científico e a sua exposição pública, num dos casos, e a sua exposição privada, no outro. Particular atenção será dada ao tipo de tratamento (analítico, conceptual, museológico) que deve ser dado a este tipo de objetos, de acordo com aproximações científicas e museológicas atuais. No âmbito da Organologia, será feita uma abordagem incisiva ao nível de estudos de caso, nomeadamente a análise de aspetos técnicos, históricos e de funcionamento de todos os instrumentos musicais enunciados na alínea b).
- b) Temas com Música na arte portuguesa (estudos de caso); A seleção de obras a analisar pretende ser diversa, por forma a permitir ao formando a aquisição de um leque de competências variadas. É uma amostra que pretende ser também o mais completa possível, no que concerne à geografia dos Museus e coleções com objetos de música em Portugal.
- 1. Museu Nacional do Azulejo
- 1.1. Painel de azulejos “O Casamento da Galinha”
- 2. Casa Museu dos Patudos
- 2.1. Coleção de Leques
- 2.2. O retrato a óleo de Domenico Scarlatti
- 2.3. Anjo músico (escultura) com trombeta marina
- 3. Museu da Cidade, Lisboa
- 3.1 Painel de azulejos com vista para o Terreiro do Paço – pré-terramoto de 1755
- 3.2. O Fado, de José Malhoa, 1910 Museu da Música
- 4. Instrumento Musical, Virginal Duplo (Ruckers)
- 5. Museu Nacional Machado de Castro
- 5.1 Santa Cecília, Escola Portuguesa, séc. XVII
- 6. Museu Nacional Soares dos Reis
- 6.1 Pastor a tocar flauta, Leonel Marques Pereira
- 7. Museu do Fado
- 7.1 O mais português dos quadros a óleo, João Vieira, 2005
- 8. Museu Municipal Carlos Reis
- 8.1 A música na pintura naturalista de Carlos Reis
- 9. Museu Nacional de Arte Antiga
- 9.1 Assunção da Virgem, retábulo da Madre de Deus
- 10. Museu do Oriente
- 10.1. A coleção de instrumentos musicais de ópera chinesa
- 11. Museu informal e improvável: Metropolitano de Lisboa
- 11.1. A música nas estações de metro do Aeroporto, Parque, Marquês de Pombal, Alto dos Moinhos
- 12. Coleções privadas – dois estudos de caso.
- c) Trabalho prático individual e coletivo.
Website aqui
Bibliografia
BRENNER, B. (2016). Does music matter to museum visitors?: Understanding the effect of music in an exhibit on the visitor experience. Dissertação de mestrado, University of Washington; https://search.proquest.com/docview/1804414286?accountid=14784
ROCHA, Luzia, Equipo UCM (2013). “Tesauro escenas: Iconclass (en español/portugués)”, in Imagenes Musica. Madrid: AEDOM, CD-Rom, pp. 294-443.
GÉTREAU, Florence, “Curt Sachs and his Contribution to the Museology of Music”. in Klang, Gedanke, Instrument. Curt Sachs und die Musikwissenschaft heute, Sep 2006, Berlin, Germany. Schott. Staatliches Institut für Musikforschung Preussischer Kulturbesitz, Vom Sammeln, Klassifizieren und Interpretieren. Die zerstörte Vielfalt des Curt Sachs, 6,pp.99-109., 2017
ROCHA, Luzia (2003). Images of Music – A Cultural Heritage, textos vários incluídos em 3 CD- Rom, 2003, Programa Europeu Culture 2000.
ROCHA, Luzia, Equipo UCM, Tesauro instrumentos musicales: Hornbostel&Sachs (en español/portugués, in Imagenes Musica, Cristina Bordas Ibañez e Isabel Rodriguez López (ed), AEDOM, Madrid, 2013, CD-Rom, pp. 239-293.
ROCHA, Luzia. O retrato de Scarlatti na Casa dos Patudos, in Glosas, Nº12, (ISSN: 2182-1380) Maio 2015, pp. 4-5.
ROCHA, Luzia, Catalogação dos instrumentos musicais de ópera chinesa da Colecção Kwok On, A Ópera Chinesa/The Chinese Opera. Lisboa: Fundação Oriente, 2016, pp. 134-139.
ROCHA, Luzia, PRATES, Nuno. A iconografia musical na colecção de leques da Casa dos Patudos: análise de aspectos temáticos e organológicos in Cuadernos de Iconografia, Universidad Autónoma de México, vol. 2, número 1, Junho de 2015, (publicação em livro e electrónica) ISSN 2448-5969 http://www.cuadernosdeiconografia.posgrado.unam.mx/musica/cuadernos/index.php/CIM/issue/view/3
ROCHA, Luzia, Luís Sousa, UCM/PRADO, et al (2013). “Bases de datos internacionales y nacionales: hacia un repertorio hispano-portugués. Las propuestas hispano portuguesas”, in Imagenes Musica. Madrid: AEDOM, CD-Rom, pp. 82-108
ROCHA, Luzia e Sónia Duarte (eds) (2017). Iconografia Musical – Organologia, construtores e práticas musicais em diálogo. Lisboa: NIM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, FCSH-UNL ISBN 978-989-99975-7-8 https://cesem.fcsh.unl.pt/2018/03/09/nova-publicacao-do-nucleo-de-iconografia-musical-organologia-construtores-e-pratica-musical-em-dialogo/
___________________________________
Luzia Rocha possui os graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências Musicais pela NOVA FCSH. É investigadora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH e do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro da International Musicological Society. É colaboradora do Grupo de Iconografia Musical da Universidad Complutense de Madrid. Tem trabalhado em estreita colaboração com Museus e Casas-Museu ao nível nacional e internacional, tendo experiência relevante no tratamento de obras de arte com conteúdo musical. Tem participado como oradora, por convite, em conferências nacionais e internacionais e publicado artigos em periódicos com arbitragem científica. É autora de livro dedicados à investigação na área da Iconografia Musical, com especial incidência nos séculos XVII a XXI.