Nova edição da Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM
A Linha Temática de Iconografia Musical do CESEM-NOVA FCSH tem uma produção cientifica – individual e colectiva – já com mais de vinte anos. É desenvolvida por um grupo de investigadores com áreas de trabalho que compreendem um vasto período cronológico e temático. A colecção, iniciada em 2015 com Iconografia Musical: Autores de Países Ibero-Americanos e das Caraíbas (coordenação e edição de Luzia Aurora Rocha), publicou algumas dezenas de estudos inéditos e tem chegado a um vasto público nacional e internacional, contribuindo para a divulgação e promoção da investigação que se desenvolve no seio do CESEM. Em 2016 publicou-se Iconografia Musical: A Música na dimensão do Sagrado, com edição e coordenação de Luís Correia de Sousa e em 2017 Iconografia Musical: Organologia, Construtores e Prática Musical em Diálogo, com edição e coordenação Luzia Aurora Rocha e Sónia Duarte. A opção pela organização da colecção em números temáticos tem permitido alargar o âmbito dos estudos e acolher a participação de investigadores de distintas áreas cientificas. Conta já com quatro volumes publicados na forma de livro electrónico (e-book) disponibilizados gratuitamente na página do CESEM para toda a comunidade cienlfica cumprindo, deste modo, com a nossa missão de promover uma ciência aberta. O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH é, assim, uma unidade de investigação líder – e assumidamente na vanguarda – dos estudos em Iconografia Musical.
Editores: Luzia Aurora Rocha, Luís Correia de Sousa, Ana Carina Dias