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1 Bolsa de Investigação para estudante de mestrado CESEM – P. PORTO

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para estudante de mestrado no âmbito da Unidade CESEM – P. PORTO – Polo P. PORTO do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – UIDB/00693/2020, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

ÁREA CIENTÍFICA
Artes – Música – Estudos Artísticos (Interpretação Artística/Performance Musical)

REQUISITOS DE ADMISSÃO
Requisitos gerais:

Estar inscrito, na data de contratualização da bolsa, num mestrado em interpretação musical (ou equivalente), no instrumento violino.

Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, e a conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação Portuguesa, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.

Requisitos específicos:

Licenciatura em Música – Variante de Instrumento e Canto, instrumento: violino.
Fatores preferenciais:

Experiencia prévia na investigação de temáticas relacionadas com a música tradicional portuguesa.
Experiência prévia na análise e interpretação de repertório para violino do séc. XIX.

PLANO DE TRABALHOS
Colaborar no plano de trabalhos da unidade CESEM-P-P.Porto, em particular no projecto Tratamento documental e interpretativo do Arquivo Musical da Direcção Regional da Cultura do Norte, designadamente:

a) Catalogação e digitalização do espólio do compositor Augusto Marques Pinto;

b) Análise de processos composicionais das obras para violino e piano de Augusto Marques Pinto e sua ligação com a música tradicional portuguesa;

c) Edição crítica de obras seleccionadas para violino e piano de Augusto Marques Pinto.

ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA E LOCAL DE TRABALHO:
O trabalho será desenvolvido na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE_P.PORTO), na Rua da Alegria, nº 503, 4000-0045 Porto e na Direção Regional de Cultura do Norte, na Rua António Cardoso, nº 175, Casa Allen, 4150-081 Porto, sob a orientação científica da Prof.ª Doutora Ana Maria Liberal.

DURAÇÃO E REGIME DE ATIVIDADE
Contrato de bolsa de 5 meses, com início previsto para 1 de outubro de 2021, eventualmente renovável por período entre 1 e 6 meses, até ao limite máximo previsto no regulamento, em regime de exclusividade, conforme a regulamentação aplicável.

VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL
O montante da bolsa corresponde a € 835,98, de acordo com tabela de valores da FCT em vigor, pago mensalmente, acrescido do reembolso do seguro social voluntário, se aplicável, de acordo com o previsto no regulamento, e conforme Pedido de Autorização de Despesas nº SC7345.

MÉTODO DE SELEÇÃO E COMPOSIÇÃO DO JÚRI
O método de seleção a utilizar será em conformidade com os seguintes critérios de seleção e respetivas valorações:

a) Classificação do curso de Licenciatura apresentado pelo candidato (50%).

b) Análise do currículo do candidato (50%).

Os candidatos poderão ser excluídos do concurso com os seguintes fundamentos:

a) Por não possuírem os requisitos obrigatórios requeridos no edital do concurso (ponto 2.);

b) Os candidatos que obtenham valoração inferior a 9,5 em qualquer uma das componentes de avaliação, consideram-se excluídos do procedimento concursal, não sendo avaliados nas componentes seguintes;

c) A falta de comparência à entrevista por parte do candidato ou ainda a indisponibilidade do mesmo em prestar os eventuais esclarecimentos adicionais que lhe forem solicitados, equivale à desistência do concurso.

Composição do Júri de Seleção:

Presidente do Júri – Ana Maria Liberal da Fonseca, Professora Adjunta na ESMAE-P.PORTO;

Vogal Efetivo – Pedro Alexandre Sousa e Silva, Professor Adjunto na ESMAE-P.Porto, que substitui o presidente nas faltas e impedimentos;

Vogal Efetivo – Dimitris Andrikopoulos, Professor Adjunto na ESMAE-P.PORTO;

Vogal Suplente – Daniela da Costa Coimbra, Professora Coordenadora na ESMAE-P.PORTO.

FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos eletronicamente, através da plataforma eletrónica disponível em https://www.ipp.pt/concursos/pessoal, de acordo com os prazos previstos no Regulamento de Bolsas de Investigação do P.PORTO.

PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS
O concurso encontra-se aberto no período de 27 de julho a 10 de agosto de 2021.

As candidaturas devem ser formalizadas obrigatoriamente através do preenchimento do formulário eletrónico de candidatura, que se encontra disponível em https://www.ipp.pt/concursos/pessoal, e da respetiva submissão até ao termo do prazo fixado em conjunto com os restantes documentos:

Curriculum Vitae;
Certificados de Habilitações, ou do respetivo reconhecimento (com conversão da respetiva classificação final) quando tenha sido atribuído por instituições de ensino superior estrangeiras;
Comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau académico ou em curso não conferente de grau, caso não seja estudante do P.PORTO;
Declaração, sob compromisso de honra, que tomou conhecimento do Regulamento de Bolsas de Investigação do P.PORTO (P.PORTO/P-001/2020), aprovado pelo Despacho P.PORTO-P-015-2020, e que se compromete a cumprir o mesmo
Outros documentos que o candidato considere relevantes.

Notas:

Os documentos comprovativos referidos com o número 2, da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. A não entrega ou da não conformidade destes documentos, no prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica, implica a não concessão de bolsa.
O comprovativo referido com o número 3 pode não ser entregue, ficando a concessão de bolsa condicionada à existência de inscrição válida num prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica.

Não serão aceites candidaturas enviadas através de correio eletrónico ou por qualquer outra via eletrónica que não a determinada.

Edital disponível aqui.