IN2PAST – Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios 2022/2023

Com o objetivo de intensificar a colaboração entre os investigadores das unidades de investigação que o compõem, o IN2PAST (Laboratório para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território)  cria um programa de apoio financeiro a projetos coletivos de natureza exploratória que tenham por finalidade a formulação de hipóteses de investigação conducentes à preparação de futuras candidaturas a financiamento competitivo internacional e nacional.

Os projetos deverão enquadrar-se em uma ou mais das cinco linhas temáticas doIN2PAST:

TL1 — Science and Technology for Cultural Heritage;

TL2 — Landscapes, Territories and Cultural Heritage;

TL3 — Museums, Monuments and their Collections;

TL4 — Archives, from Preventive Preservation to Digitalisation;

TL5 — Cultural Circulation, Public Policies on Memory and Inclusive Citizenship.

As equipas de investigação dos projetos têm que ter um investigador responsável, o qual tem que ser obrigatoriamente investigador integrado de uma das unidades de investigação do IN2PAST: – Hercules, CHAIA, IHC, CESEM, IHA, CRIA, LAB2PT.

As equipas podem ter entre 4 e 10 membros, sendo que têm que necessariamente ter investigadores doutorados integrados de três das unidades de investigação do IN2PAST.

As candidaturas têm que ser apresentadas até ao dia 15 de Outubro de 2022 e devem ser submetidas por email para: in2past@fcsh.unl.pt.

O apoio financeiro poderá chegar a um valor máximo de 10.000€ por projeto, prevendo-se apoiar nesta call entre 4 a 6 projetos.

Os projetos deverão ser submetidos em português ou em inglês, com a seguinte informação:

– Título (máx. 200 carateres) e Resumo (máx. 3000 carateres);

– Revisão da Literatura (máx. 4000 carateres), Plano de investigação e métodos (máx. 6000 carateres) e Referências bibliográficas (máx. 20 referências);

– Calendarização (máx. 1000 carateres, sendo que os projetos se iniciam em Janeiro de 2023 e têm uma duração máxima de 12 meses) e Orçamento (máx. 1000 caracteres, com indicação do tipo de despesas a efetuar);

– Justificação da contribuição do projeto para a linha ou linhas do IN2PAST em que o projecto se enquadra e para a formação de equipas do IN2PAST transversais às várias unidades de investigação (máx. 1000 carateres);

– Plano de candidatura a futuros financiamentos (máx. 1000 carateres, visando identificar as futuras fontes de financiamento do projeto)

– Identificação do Investigador Responsável (nome completo e pdf do Ciência Vitae) e dos restantes investigadores que compõem a equipa de investigação (nome completo e pdf do Ciência Vitae).

A seleção das propostas será realizada pela direção do IN2PAST.

Os resultados do concurso serão comunicados até ao dia 30 de outubro de 2022.