Investigador Fernando de Oliveira Magre recebe Prémio Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música de 2022

O investigador Fernando de Oliveira Magre, integrado ao Grupo de Investigação em Música Contemporânea, foi contemplado com a segunda colocação do Prémio Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música de 2022, promovido pelo Centro para a Música Ibérica e Latino-americana da Universidade da Califórnia, Riverside. O prêmio Otto Mayer-Serra seleciona os melhores ensaios inéditos sobre a música ibérica e latino-americana, tanto nas vertentes da musicologia histórica quanto da etnomusicologia. Esta competição anual homenageia a memória do musicólogo hispano-mexicana Otto Mayer-Serra (1904-68) e busca continuar seu legado de pesquisa inovadora. Os artigos vencedores serão publicados no periódico online revisado por pares Diagonal: An Ibero-American Music Review. O júri foi formado pelos professores Eduardo Herrera (Indiana University), Salwa Castelo-Branco (Universidade Nova de Lisboa) e Daniel Castro (University of North Carolina, Greensboro).

Artigos premiados

Primeiro prêmio: Francesco Milella (Cambridge University): “Narrativas paralelas: Nuevas metodologías y documentos para una historiografía de la ópera italiana en el México independiente.”

Segundo prêmio: Fernando de Oliveira Magre (Faculdade de Música do Espírito Santo, Brasil): “Discursos sobre a música-teatro na historiografia da música brasileira: duas obras musicológicas em perspectiva e seus desdobramentos.”

Menção honrosa: Paul G. Feller-Simmons (Northwestern University): “‘Hoy al Portal ha venido:’ La escena del nacimiento y el estilo galante en los villancicos navideños de la catedral de Santiago de Chile (c.1770 – c.1820).”

Mais informação aqui.