Conheça a mais nova publicação de Holly Rogers, Joana Freitas e João Profírio. “YouTube and Music – Online Culture and Everyday Life”, editado pela Bloomsbury
Foi publicado no passado dia 23 de fevereiro pela Bloomsbury Publishing o livro “YouTube and Music – Online Culture and Everyday Life”. Este livro conta com 12 capítulos escritos por investigadores que se têm dedicado a questões relacionadas com a música e as culturas digitais e online, com enfoque na plataforma YouTube aqui discutido como um eixo central na vida quotidiana. Da produção à circulação de conteúdos musicais, novas lógicas de trabalho, comunidades e bolhas sociais, este livro é a primeira compilação da investigação que tem vindo a ser realizada na última década no âmbito da musicologia, dos estudos de média e comunicação, audiovisuais e internet, reconhecendo o YouTube como um espaço incontornável na história do séc. XXI. Está disponível em acesso aberto aqui
Este livro será acompanhado de uma segunda monografia – a publicar em Outubro de 2023 – dedicada às diferentes formas de remediação, reprodução e transformação de conteúdos musicais e audiovisuais que caracterizam, em grande medida, a produção disponibilizada no YouTube. Ambos os volumes são, em parte, fruto da conferência internacional ‘Like, share and subscribe: Youtube, music and cyberculture before and after the new decade‘, que teve lugar em outubro de 2020, no Colégio Almada Negreiros e online, organizada no âmbito das atividades do núcleo do CESEM, CysMus – Estudos em Som e Música nos Media Digitais e Audiovisuais. Estas duas publicações pioneiras neste domínio têm como editores a Doutora Holly Rogers (Goldsmiths, University of London) e os investigadores do CESEM Joana Freitas e João Francisco Porfírio.