Conheça as próximas comunicações de Sónia Duarte

«MÚSICA ENTRE PINTURAS: a base de dados de iconografia musical na pintura do largo tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)», comunicação no 7.º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, Alagoas, Brasil, 17-21 de Julho de 2023. Sónia Duarte apresentará a base de dados desenhada e construída entre 2017 e 2023 no âmbito do levantamento e estudo ‘in situ’ da pintura sobre madeira, tela, cobre ou parede, com iconografia musical, para o seu doutoramento intitulado «Imagens de Música na Pintura do Tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)», financiado com uma bolsa FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (SFRH/BD/118103/2016), orientado pelo Professor Doutor Vítor Serrão e co-orientado pelo Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira.

«’Não tem outro ofício mais do que dançador’: imagens de dança na pintura portuguesa dos séculos XVI a XVIII», conferência no âmbito do IX PORTINGALOISE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS E MÚSICAS ANTIGAS 2023, dirigido por Catarina Costa e Silva, em Vila Nova de Gaia. Sónia Duarte apresentará, no dia 22 de Setembro de 2023, alguma fortuna crítica e documentação de arquivo sobre mestres de dança, bem como imagens de dança na pintura sobre tela, madeira, parede e papel.

«Sons de Amor e de Morte: o poder da iconografia musical na pintura dos séculos XVII e XVIII», comunicação no âmbito do Seminário Internacional ‘Sociedade, Emoções e Sentimentos’, organizado pela Universidade do Minho, que se realiza a 29 de Setembro de 2023. Esta iniciativa é apoiada através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.ª UIDB/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.

«A iconografia musical como método de trabalho: a Coroação da Virgem de Vasco Pereira Lusitano (1604) da colecção de pintura do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada». Comunicação no V Congresso de História da Arte, que se realizará na Fundação Calouste Gulbenkian, entre os dias 18 e 20 de Outubro de 2023.

«A obra do Mestre organeiro Miguel Hensberg em finais do século XVII: o estudo de caso do órgão da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos», por Anastasia Sazontieva. Mestrado em História de Arte, Património e Cultura Visual, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 18 de Julho de 2023, pelas 14 horas. Arguente principal: Sónia Duarte.