Ana Sofia Malheiro

Ana Sofia Marinho Malheiro

Nota Biográfica
Natural de Guimarães, Ana Sofia Malheiro completou o Ensino Artístico Especializado em Música na classe de piano (5º Grau) e canto (8º Grau) no Conservatório da cidade, mediante o qual teve oportunidade de integrar diversos projetos de foro nacional e internacional, tais como o “Festival Corearte” (Barcelona, 2015) e o “Festival Europa Cantat” (Bona, 2019). É licenciada em Ciências Musicais, pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas, percurso concluído com um total de 18 valores, que lhe valeram quatro bolsas de mérito, provenientes de instituições como o Banco Santander ou a própria Universidade Nova de Lisboa; além de uma bolsa de Iniciação à Investigação enquadrada no Projeto “Verão com Ciência”, promovida pela FCT e pelo CESEM. Na posição de Representante dos alunos de licenciatura, foi uma das criadoras do projeto “Cluster de Ciências Musicais”. Atualmente, é mestranda na mesma faculdade, no departamento de Ciências da Comunicação, especialização em Jornalismo, sendo também colaboradora na Revista “Glosas”, pertencente ao Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Os seus interesses de investigação e debate centram-se nas relações entre a música e os papéis sociais, políticos e de género, pelo que integra o Núcleo de Estudos de Género e Música, enquadrado no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação do CESEM; mas também o projeto “Música, Media e Públicos 1974-2010”, no qual foi já estagiária, sob a orientação da docente Paula Gomes-Ribeiro. Ao longo do seu percurso, chegou também a colaborar, de forma voluntária, na “Portuguese Early Music Database”. Mais recentemente, passou a integrar a equipa do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.