Fernando Lacerda

Núcleo de investigação
Nota Biográfica

Graduado em Direito e em Música, com habilitação em Composição e Regência, é mestre e doutor em Música pela UNESP, com estágios pós-doutorais concluídos junto aos Programas de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais e em Artes, da Universidade Federal do Pará. Foi bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na pós-graduação e nos pós-doutorados. Possui experiência docente em diversos níveis, do Fundamental à pós-graduação stricto sensu. Sua pesquisa de campo com mapeamento de acervos e pesquisa documental in loco alcança cerca de 175 cidades. Tem se dedicado principalmente às seguintes temáticas: música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros. É autor de aproximadamente 170 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo, sendo mais de 135 como único autor. Foi segundo secretário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, tendo organizado, juntamente com José Jarbas Ruas Junior, o volume dedicado à região Norte na série Histórias das músicas no Brasil, publicado por esta associação. Coordena, juntamente com João Pedro d’Alvarenga, o volume Cultos no projeto “História Temática da Música em Portugal e no Brasil”. Entre 2020 e 2023, coordenou o DoMus – Laboratório de Documentação Musical da UFPA, tendo sido também o responsável por sua orquestra de câmara em 2022. Atualmente, é docente efetivo da Universidade Federal do Pará, em afastamento, e realiza estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, com bolsa da própria UEA.