- Este evento já decorreu.
Simpósio Internacional 25 de Abril: Ecos Musicais
Abril 25 - Abril 27
Simpósio 25 de Abril – Programação e resumos
A 25 de abril de 2024, Portugal estará em festa pelos 50 anos da Revolução dos Cravos, movimento que depôs o governo ditatorial do Estado Novo, dando início ao processo de redemocratização do país.
Naquele ano de 1974, a Revolução foi certamente um vento de esperança para os brasileiros que, há pouco mais de dez anos, resistiam à ditadura militar em vigor no eu próprio país. Para além das boas notícias, é de se esperar que tenham chegado ao Brasil os ecos musicais das lutas políticas e dos consequentes festejos pela liberdade em Portugal. Fato é que o Brasil não pôde calar-se e, em 1975, Chico Buarque de Hollanda, um dos mais importantes compositores populares de sua geração, escrevia a emblemática canção Tanto mar, celebrando a Revolução dos Cravos.
Por outro lado, devemos considerar que, nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril português, seria oportuno trazer ao baile a Itália, que celebrará na mesma data, os 80 anos de sua Liberazione, como ficou conhecido o momento em que o país se libertou do regime nazifascista, em 1944.
Sendo assim, o Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, CESEM, FCSH-NOVA, prepara-se para dar a sua própria contribuição às celebrações desta importante efeméride através de um simpósio internacional, que terá lugar em Lisboa, entre os dias 25 e 27 de abril. O objetivo do evento é refletir sobre as reverberações musicais da Revolução dos Cravos, em Portugal, Brasil e Itália e deixar espaço para que também se avalie o impacto da música de caráter político nestes três países, sem esquecer suas fortes relações culturais e dando especial atenção à Liberazione e aos movimentos de redemocratização no Brasil. Vale a pena deixar claro que essa reflexão abrange desde as manifestações mais populares até o que se entende como “música de concerto”.