Lino Guerreiro

Lino João Vidal Guerreiro

Grupo de Investigação
Pólo

Atualmente frequenta o Programa de Doutoramento em Música e Musicologia na Escola de Artes da Universidade de Évora, sob orientação do Professor Doutor Eduardo Lopes. A sua tese em elaboração tem como título “O Compositor da Era Digital – da prática à pedagogia”. Em 2012 concluiu o Mestrado em Música e em Ensino de Música, na área de especialização de Composição, pela Escola Superior de Música de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), sob orientação de António Pinho Vargas, Carlos Marecos e Francisco Cardoso. Em 2008 concluiu a licenciatura, Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (IPL), onde estudou com os compositores, Carlos Caires, Christopher Bochmann, José Luís Ferreira e Sérgio Azevedo, na área específica da composição, e com outros compositores como, Carlos Marecos, João Madureira, Roberto Perez, Benoît Gibson, nas restantes áreas curriculares. Estudou composição no nível secundário com o compositor Daniel Schevtz. Desde 31/10/2022, é Professor Assistente Convidado na Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros, do Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Desde 01/09/2012 é Professor na Escola Profissional da Metropolitana, dal qual foi Diretor Pedagógico entre 01/09/2020 e 31/08/2023. Desde 01/09/2008 é Professor no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas. Actualmente colabora com as editoras Arpejo Editora, AVA Musical Editions, MIC, ROSSIO Music Publishing, SCOMEGNA, Edizioni Musicali s.r.l. É diretor do projeto mixEnsemble. É co-autor juntamente com o saxofonista João Pedro Silva, do livro “O Saxofone Pedagógico | The Educational Saxophone | Le Saxophone pédagogique”.