Francisco Frade Mendonça

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

Francisco Mendonça (n. 21 de Julho de 1998) cresceu numa aldeia rural no distrito de Lisboa. Desenvolveu um interesse por desenho e ciências naturais desde muito cedo devido às suas influências parentais, exibindo simultaneamente um grande entusiasmo pela música. A adolescência trouxe o fascínio pela arquitetura e uma nova apreciação da natureza.

Aos 16 anos iniciou o seu percurso musical de forma autodidata no baixo e guitarra elétrica, numa fase de intensa exploração artística.

Em 2017 ingressa no curso de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa onde adquiriu conhecimento sobre automatização, optimização e gestão de recursos computacionais, bem como novas perspectivas quanto à organização, estruturação e planeamento de projectos. É neste período que começa a desenvolver o gosto por música eletrónica e processamento de sinal. Termina a licenciatura em 2020 e, dois anos mais tarde, ingressa na licenciatura em Tecnologias da Música da Escola Superior de Música de Lisboa.

Na ESML ganha contacto com novas abordagens e métodos de trabalho adquirindo competências cruciais à colaboração em projectos cooperativos bem como à captação e pós-produção de diversos repertórios e formações instrumentais. Nesta fase começa a interligar mais profundamente os seus interesses, vinculando a informática com a composição, resultando num sistema de composição que permite a criação de música generativa baseada em eventos assíncronos. É ainda na ESML que tem o primeiro contacto com o domínio do áudio analógico, dando início a uma nova fase de exploração artística e tecnológica.

Os seus interesses multidisciplinares apresentam-se no seu estilo de composição baseado em experimentação constante, utilizando o som como matéria prima sempre pronta a processar.

Referência da Bolsa / Contracto
UID/EAT/00693/2019-CESEM/IPL2024/BII