Ornitópera da Companhia de Música Teatral ganha prémio internacional de “Melhor Ópera” e “Escolha do Público” nos YAMAwards 2024

O espectáculo Ornitópera da Companhia de Música Teatral (CMT) foi distinguido com o prémio “Melhor Ópera” dos Young Audiences Music Awards (YAMAwards) 2024, depois de ter sido nomeado nas categorias de “Melhor Ópera” e “Melhor Agrupamento de Música de Câmara”. Adicionalmente, foi também diferenciado com o prémio “Escolha do Público”. Os YAMAwards são prémios internacionais organizados pela Jeunesses Musicales International que têm o objectivo de identificar, dar apoio e premiar a criatividade e inovação no campo das produções musicais para a infância. A cerimónia teve lugar em Bodø, na Noruega, e contou com a participação de Helena Rodrigues, investigadora do CESEM.

Ornitópera é um espectáculo de música-teatral pensado para os mais pequeninos e também para os adultos que normalmente trazem consigo. Um dia, todos os pássaros do Mundo reuniram-se numa grande assembleia para tratar dos graves problemas com que todos se debatiam. Não se sabe porque é que os humanos não foram convidados, talvez por terem sido os causadores da maior parte deles. Ornitópera é uma história sobre pássaros, que é também um poema ou uma metáfora acerca do que há de mais profundo sobre o ser humano. No início não tem palavras, no meio também não, e muito menos no final. Em Ornitópera comunica-se através da música. A linguagem dos pássaros. Uma co-produção da CMT, estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes, com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o Teatro Aveirense.

Já a nova criação da CMT, A Liberdade a Passar Por Aqui, tem estreia marcada para 28 de Setembro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão seguindo depois para o Teatro Narciso Ferreira (5 de Outubro) e mais tarde para a Fábrica das Artes do CCB (19 a 26 de Outubro).

Este espectáculo de música-teatral é para crianças pequenas (0-5) e para os adultos que os acompanham. A Liberdade é um bem precioso que precisa de ser nutrido e cuidado. Mas como se explica ou fala dela aos mais pequeninos? Talvez com Música. Neste espectáculo revisitam-se melodias, canções, ritmos, palavras, ideias e histórias que fazem parte da História e que se tornam experiência artística multifacetada e livre, ambiente de fruição e partilha. Uma co-produção da CMT com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, o Cineteatro Louletano e a Fábrica das Artes do CCB.

Partindo da Música como factor de desenvolvimento social e humano e procurando a interacção entre várias linguagens de comunicação artística, a CMT tem construído um modelo que designa de “constelações artístico-educativas”. Estas constelações são uma ligação entre a arte, a educação, a investigação, a criação e o envolvimento da comunidade. Vários dos membros fundadores e colaboradores da CMT estão ligados à Universidade de Aveiro e à NOVA FCSH e a dois dos mais importantes centros de investigação do País na área da investigação em música: CESEM e INET-md.