ECHOES MEI Analyser

O ECHOES MEI Analyser é um dos principais resultados do projecto de investigação Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise digital. Este projecto tem como objectivo descrever as características do canto gregoriano na Diocese de Braga entre os séculos XI e XVII. Embora as principais questões de investigação sejam de natureza musicológica, o projecto envolve uma componente significativa de tecnologias de informação, relacionada com o desenvolvimento e a aplicação de técnicas como o Reconhecimento Ótico de Música (OMR) e a Music Encoding Initiative (MEI) a partituras de música antiga.

O ECHOES MEI Analyser é uma ferramenta protótipo concebida para a análise musical de cânticos codificados em MEI Neumes. Esta ferramenta será oficialmente lançada no final do projecto ECHOES (Fevereiro de 2026), mas já está completamente documentada, acessível e disponível para testes. Este recurso digital, inteiramente novo e inovador, permite, pela primeira vez, uma comparação cruzada de melodias de cânticos originalmente escritas em dois estilos diferentes de notação. O ECHOES MEI Analyser não se baseia em nenhuma ferramenta digital existente; é uma criação original da equipa do ECHOES.

O ECHOES MEI Analyser tem potencial para ser ampliado de modo a analisar o repertório completo do canto gregoriano de Braga em futuros projectos, podendo até ser expandido para incluir comparações cruzadas entre fontes de cânticos gregorianos escritas em outros estilos de notação musical europeia.
Idioma(s)
Inglês