Ana Carvalho Gaunt

Ana Delfina Xavier de Paiva Sá Carvalho Gaunt

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Nota Biográfica

Ana Delfina Gaunt (née Sá Carvalho) é colaboradora do CESEM no Grupo de Estudos de Música Antiga. Terminou a sua licenciatura em Ciências Musicais em 2007 na Universidade Nova de Lisboa. Na mesma Universidade concluiu o Mestrado em 2012, sob a orientação de Manuel Pedro Ferreira, com o estudo do códice polifónico do mosteiro de Arouca. De 2010 a 2012 foi bolseira no projecto “Musical Exchanges 1100-1650: The circulation of early music in Europe and overseas”. Fez seus estudos doutorais na Universidade de Oxford sob a orientação de Owen Rees, tendo obtido bolsa da Fundação para a Ciências e Tecnologia. O seu doutoramento, concluído em 2021, focou-se na música polifónico para Vésperas dos séculos XVI e XVII em instituições religiosas da Península Ibérica.

Colaborou com várias entradas na base de dados Portuguese Early Music database. Tem artigos publicados na Revista Portuguesa de Musicologia e um capítulo no livro Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian Connections, de que foi assistente editorial. Fez a tradução para português do estudo introdutório de Tess Knighton à edição crítica da Arte para Tanger (Lisboa, 1540) de Gonçalo de Baena. Escreveu a nota introdutória aos CDs de Bruno Monteiro e João Paulo Santos, Szymanovsky: complete music for violin and piano e Schulhoff: music for violin and piano. Foi professora de Organologia, História da Música (Antiguidade a 1600) e Análise (Antiguidade a 1600) na Universidade do Minho entre 2007 e 2011.

Foi professora de Acústica e História da Música e membro da Direcção Pedagógica na Academia de Santa Maria da Feira entre 2009 e 2014. A sua principal área de interesse é o estudo de fontes de música polifónica sacra da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII, do ponto de vista codicológico, de enquadramento litúrgico e edição musical.