Luís Henriques

Grupo de Investigação
Pólo
Nota Biográfica

Luís Henriques é doutorado em Musicologia pela Universidade de Évora, mestre em Ciências Musicais – Musicologia Histórica pela NOVA FCSH e licenciado em Música – Musicologia pela Escola de Artes da Universidade de Évora. É colaborador no CESEM, MPMP e ACROARTE e membro da rede Early Modern Soundscapes. Foi bolseiro no projeto ORFEUS “A reforma tridentina e a música no silêncio claustraul: O mosteiro de S. Bento de Cástris” e investigador no projeto PASEV “Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910)”. Fundou e dirigiu o Ensemble da Sé de Angra e Ensemble Eborensis com os quais realizou concertos no continente português, Açores e França, tendo gravado um CD com este último grupo. Desenvolve também o seu projeto de investigação pessoal Canto Mensurable, focado na música antiga e nos estudos de paisagem sonora histórica, escrevendo um blog, entre outras edições, também colaborando com ensembles musicais tais como o Grupo Vocal Olisipo. Tem como interesses de investigação a polifonia vocal sacra portuguesa dos séculos XVI e XVII e a sua continuidade no século XVIII, a música sacra no arquipélago dos Açores desde o período do povoamento ao início do século XX e os estudos de paisagem sonora histórica.