Isabel Pires

Grupo de Investigação
Laboratório
Pólo
Nota Biográfica

Investigadora, compositora e intérprete de música acusmática, é doutora em ‘Esthétique, Sciences et Technologies des Arts – Spécialité Musique’ pela Universidade de Paris VIII, e tem um DEA (Diploma de Estudios Profundados) em ‘Artes de la Scène et du Espetáculo – Opção Música’ da mesma Universidade. É professora auxiliar do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Mestrado em Artes Musicais. É investigadora e membro da Direção do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), onde coordena o Grupo de Investigação em Música Contemporânea, e dirige o Laboratório de Informática Musical (LIM) dedicado à investigação em Música Eletroacústica, e o recém-criado Laboratório de Preservação e Restauração de Áudio (LaPRA). É membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Laboratório Associado do Laboratório Associado de Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST). Isabel Pires é também membro da Comissão de Avaliação de Música e Ópera da Direção Geral das Artes (DGArtes) do Ministério da Cultura de Portugal, e da equipa de especialistas da Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Adicionalmente é membro do ‘Conseil defectionnement’ do Curso de Mestrado em ‘Acoustique et Musicologie’ da Université Aix-Marseille, França. É fundadora da Nova Contemporary Music Meeting International Conference (NCMM) e da revista científica Nova Contemporary Music Journal. Atualmente é codiretora da revista Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société sediada em França. Especialista em música experimental e assistida por computador, o seu trabalho concentra-se na análise musical, música eletroacústica, composição e práticas colaborativas. Recentemente, a sua investigação tem-se focado na recuperação e preservação de colecções de compositores portugueses da segunda metade do século XX, bem como na digitalização e restauro de documentos áudio. Tem organizado e presidido diversas conferências internacionais importantes, bem como participado em reuniões científicas internacionais, e produzido um número significativo de publicações. As suas obras musicais incluem música instrumental, música acusmática, música instrumental com electrónica em tempo real e têm sido apresentados principalmente na Europa.