João Ricardo

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

JOÃO RICARDO (1993, Portugal) terminou o mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em 2019. Estudou composição e análise com Luís Soldado e frequentou workshops e masterclasses com compositores e investigadores como Jaime Reis, Vincent Debut, Michelle Agnes Magalhães, Ake Parmerud, Sérgio Azevedo, Luis Naón, entre outros.
As suas óperas têm sido estreadas pela MUSICAMERA (Vivos até á morte, 2024), QUARTETO CONTRATEMPUS (O que vai para o mar, 2022; Torre da Memória, 2023), OPERAFEST LISBOA (Eco/Arquipélago, 2020; Minotauro, 2022) e INESTÉTICA COMPANHIA TEATRAL (a dor de todas as ruas vazias, 2019). A ária Quando enganei os deuses foi a obra vencedora do prémio Carlos de Ponte Leça, na Maratona Ópera XXI, em 2021. Foi selecionado como Compositor Residente na ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS para o ano de 2022, e em novembro do mesmo ano a sua obra Mãe desconhecida para oboé e piano venceu o Concurso Internacional de Música Terras de Santiago na vertente de composição.
No domínio da investigação os seus mais recentes textos estão incluídos em publicações como “New Approaches to Sound, Music, and Media” (Bloomsbury Publishing), “Sonoridades Eborense” (CHAM, CESEM), “INSAM: Journal of Contemporary Music, Art and Technology”, entre outros. É investigador afiliado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM FCSH/UNL) desde 2019, com o “Grupo de Investigação em Música Contemporânea” e com a “Linha de Estudos de Ópera”. Integra atualmente a equipa de investigadores do projeto “PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora” (CESEM UÉvora). Colabora também regularmente com a “AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas”, em trabalhos de edição musical e produção de eventos.