(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

João Ricardo

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

João Ricardo

Foto
Bolseiro de Investigação FCT (Mestrado)
joaodcricardo@gmail.com
Nota Biográfica:

João Ricardo (1993) terminou o mestrado em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em 2019, a mesma instituição onde se licenciou em Ciências Musicais em 2016. A sua primeira ópera de câmara – a dor de todas as ruas vazias – estreou em Janeiro de 2019 pela Inestética Companhia Teatral no Palácio do Sobralinho; a sua segunda ópera de câmara, com libreto de Tatiana Faia – Eco/Arquipélago – tem data de estreia para o final de Setembro de 2020 no OPERAFEST 2020 em Lisbon. Aluno particular de composição e análise do compositor Luís Soldado, participou em masterclasses e workshops com os compositores e investigadores Jaime Reis, Vincent Debut, Ake Parmerud, Hans Tutschku, João Pedro Oliveira, Carlos Caires, Dimitris Andrikopoulos e António Sousa Dias. Integrado como investigador pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM FCSH/UNL) desde Setembro de 2019, com o Grupo de Investigação em Música Contemporânea e com a Linha de Estudos de Ópera, e desde Março 2020 trabalha como bolseiro de investigação na University of Évora (CESEM UÉvora), inserido no grupo PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910).

Publicações:

Ricardo, João. 2020: A dor de todas as ruas vazias, partitura e registo audiovisual (aceite para publicação). Revista VÓRTEX, Universidade Estadual do Paraná.

Ricardo, João. 2020: Making music speak: A gentle introduction to cryptographic music (aceite para publicação). Exclamation Magazine.

Ricardo, João. 2019: “… and Words on Music” O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical (aceite para publicação). ÍMPAR Journal: Universidade de Aveiro.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno

Linhas e Núcleos de Investigação:

Estudos de Ópera