“Digital Libraries for Musicology (DLfM) 2025” I Propostas até 9 de Maio
Encontra-se aberto a Call For Papers para o “Digital Libraries for Musicology 2025”, um evento satélite da conferência da International Society for Music Information Retrieval (ISMIR), que terá lugar em Seul, na Coreia do Sul, em Setembro. As candidaturas podem ser apresentadas até 9 de Maio. A conferência permite participações em formato híbrido. DLfM é... Read More
Concurso para uma Bolsa de Investigação para Doutorando/a – ECHOES I Candidaturas até 21 de Abril de 2025
Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Doutorando/a no âmbito do projecto “Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise digital” (2022.01957.PTDC), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC). Para mais informações consulte o edital no site da FCSH e/ou o edital... Read More
II Jornadas de Música Histórica ‘Notas no Tempo’ I Propostas até 30 de Maio
Estas Jornadas celebram a diversidade e o legado musical dos Açores, da Madeira e do espaço atlântico. Reúnem especialistas, músicos e entusiastas do património musical para explorar a evolução da música nestas ilhas e as suas interacções com outras tradições atlânticas. A iniciativa sublinha a importância de preservar e estudar este património, analisando as suas... Read More
Serão “O Requiem no Romantismo” e artigo “Un ravélien portugais” I Actividade de Cesário Costa (GTCC)
O mês de Abril contará com mais uma intervenção de Cesário Costa, membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, nas actividades do Âmbito Cultural do El Corte Inglés. O investigador, que é também programador de Música Erudita do CCB, estará responsável pela conversa “O Requiem no Romantismo”, programada para as 18h30 de 11 de... Read More
“Marthiya de Abdel Hamid”, projecto de Carlos Alberto Augusto (GIMC) no Teatro da Rainha
O projecto “Marthiya de Abdel Hamid” tem composição sonora e cénica de Carlos Alberto Augusto, colaborador no Grupo de Investigação em Música Contemporânea, e estará em cartaz no Teatro da Rainha, Caldas da Rainha, a 5 de Abril. Mais informações aqui.
Artigo de Maria Teresa Projecto (GTCC) na CounterText (Edinburgh University Press)
Maria Teresa Projecto, colaboradora no Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e na Linha Temática de Música e Interpretação, publicou no mais recente ‘Special Issue’ da revista CounterText (Edinburgh University Press) o artigo ‘In der lydischen Tonart’: Listening to Philippe Lacoue-Labarthe’s Phrase. A revista CounterText dedica-se aos estudos literários e pós-literários contemporâneos e publica artigos... Read More
2
Abr
2025
“Águas paradas não movem moinhos”: homenagem a José Mário Branco (digressão 6 VIOLAS)
No sentido de celebrar a música e obra de José Mário Branco, surge “Águas paradas não movem moinhos”, o primeiro disco do 6 VIOLAS. Pensado e levado a cabo pelo compositor e violetista José Valente, este projecto estabelece um inesperado vínculo entre a música erudita e a canção de intervenção como forma de homenagem e... Read More
Newsletter I Abril 2025
A Newsletter de Abril já está cá fora e tem novidades que não vai querer perder! Se ainda não subscreve a nossa newsletter, pode fazê-lo aqui.
Recital de Taíssa Poliakova Cunha (GIMC) no Lisboa Incomum
O Lisboa Incomum tem o prazer de acolher o recital da pianista Taíssa Poliakova Cunha, investigadora do CESEM / Grupo de Investigação em Música Contemporânea. “Sinos e recitativos: um diálogo entre o humano e o divino” contará com a palavra de introdução de Svetlana Poliakova (Grupo de Estudos em Música Antiga). Neste recital, exploram-se duas... Read More
À conversa com … #2 Júlia Durand
O 2.º episódio de À conversa com… foca-se no percurso de Júlia Durand, destacada com a 4ª Menção Honrosa no Prémio de Dissertação Excepcional 2024 da IMS. À conversa com… reúne uma série de entrevistas escritas que destacam a premiação nacional ou internacional do trabalho de investigadores associados ao CESEM. Pergunta (P): A tese de doutoramento... Read More