CANTO DA SAUDADE in Portuguese-Brazilian Classical Composers

Lançamento de um novo CD de Pedro Miguel Nunes (barítono), acompanhado pelo pianista Daniel Sanches, ambos concertistas e investigadores do CESEM. O CD, com lançamento mundial não só no seu formato físico mas também em 150 Plataformas Digitais, inclui temas imortais de grandes compositores portugueses e brasileiros dos séculos XIX e XX, tais como Alberto...
Read More

Mesa redonda com investigadores CESEM nos XIII Encontros de Musicologia Histórica: Paula Gomes-Ribeiro, André Malhado e Heloísa Valente

Paula Gomes-Ribeiro, André Malhado e Heloísa Valente formaram a mesa redonda sobre Musicologia e Cibercultura, que encerrou os XIII Encontros de Musicologia Histórica, promovidos pelo Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, este ano sob o tema “Musicologia em tempos de crise: retrospectivas e perspectivas”. O evento decorreu entre 21 e 23...
Read More

Prémio Círculo Richard Wagner – Jovem Ensaísta: Edição 2021

Prémio Círculo Richard Wagner Jovem Ensaísta Uma associação entre o Círculo Richard Wagner e o CESEM/NOVA FCSH  Edição 2021                       Regulamento Por iniciativa conjunta do Círculo Richard Wagner e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Linha de Estudos de Ópera, da...
Read More
16 Nov 2020

Colóquio Sonoridades Eborenses

O Colóquio “Sonoridades Eborenses”, no âmbito do Projecto Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora – PASEV, irá reunir investigadores que se dedicam ao estudo das relações entre o som e a cidade de Évora – desde a prática musical nos espaços urbanos aos diversos eventos sonoros ocorridos entre 1540 (Criação do Arcebispado) e 1910 (início...
Read More

Novo artigo de André Malhado

O artigo de André Malhado, “Um hipotexto da cultura audiovisual ciberpunk: a participação de Blade Runner no regime de representação ciberpunk” foi publicado em Cinema e Outras Artes III – Diálogos e Inquietudes Artísticas, editado por Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa e Nelson Araújo. Covilhã: LABCOM. Ver livro aqui
5 Nov 2020

WORKSHOP ONLINE EM PALEOGRAFIA MUSICAL “SCRIPTOR, CANTOR & NOTATOR: THE MATERIALITY OF SOUND IN CHANT MANUSCRIPTS”

Este Workshop é organizado em torno da preparação do próximo livro ‘Scriptor, Cantor & Notator: The Materiality of Sound in Chant Manuscripts’, a ser publicado pela Brepols na série ‘Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi’ (MUSAM). Os três editores (Elsa De Luca, Jean-François Goudesenne, Ivan Moody) convidaram todos os colaboradores para uma mesa redonda virtual para...
Read More
4 Nov 2020

Lançamento de livro do investigador CESEM Marco Brescia

Orgão José Joaquim da Fonseca (c. 1863) e a Organaria Histórica Portuguesa   O presente livro, escrito por Marco Brescia e publicado em edição bilingue português / inglês por Castelpor, propõe a abordagem do órgão histórico José Joaquim da Fonseca (c. 1863) da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau de Vila Nova de Gaia, à...
Read More

Registo patente software XSOUND pelo investigador do CESEM Jonas Runa

XSOUND – software registado com depósito legal na ASSOFT (Associação Portuguesa de Software) Autor: João Manuel Marques Carrilho (Jonas Runa) Descrição: Um sistema de MoCap (motion-capture) é o processo de registar digitalmente o movimento de objectos ou pessoas. Neste contexto, o sistema XSENS apresenta-se como uma das mais avançadas ferramentas em MoCap 3D, incluindo 17...
Read More