O mês de Julho terminou com boas notícias para o CESEM!

O mês de Julho terminou com boas notícias: saíram os resultados dos concursos FCT para financiamento de projectos científicos, tendo sido contemplados todos os três submetidos através do CESEM (tendo como primeiros responsáveis Elsa De Luca, Rosana Brescia e Eduarda Carvalho — activas respectivamente nos grupos de Música Antiga, Música no Período Moderno e Educação e Desenvolvimento Humano) e ainda um projecto (liderado por Manuel Deniz Silva, sendo Mário V. Carvalho co-PI) em que o CESEM e o IHC são parceiros do INET-md.

 

Projecto de Investigação de Caráter Exploratório 

Investigador responsável: Maria Eduarda Salgado Carvalho

Co-IR: Filipa Martins Baptista Lã

Título do projeto em português: Saúde da mulher, bem-estar na gravidez e vínculo perinatal: contributos do canto pré-natal

Título do projeto em português: Women’s health, wellbeing in pregnancy and perinatal bonding: contributions of maternal singing

Project acronym: SingingWomb

 

Projecto de Investigação de Caráter Exploratório 

Investigador responsável: Rosana Marreco Orsini Brescia

Co-IR: Marco Brescia

Título do projeto em português: A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834)

Título do projeto em português: Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto (1764-1834)

Acrónimo do projeto: AVEMUS

 

Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico 

Investigador responsável: Elsa De Luca

Co-IR: Manuel Pedro Ferreira

Título do projeto em português: Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise digital

Título do projeto em inglês: Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis

Acrónimo do projeto: ECHOES

 

No concurso para contratos individuais de investigador júnior, o sucesso sorriu a duas investigadoras do CESEM, Kristin Hoefener (grupo de Música Antiga) e Ana Filipa Magalhães (grupo de Música Contemporânea). Ao abrigo do novo Laboratório Associado, concorremos a financiamento FCT para duas posições permanentes de investigador auxiliar. A colaboração com a Fundação da Casa de Bragança recebeu um novo impulso, que inclui a contratação de um investigador doutorado (Rodrigo Teodoro de Paula). Arrancou uma colaboração importante com a Fundação C. Gulbenkian no domínio da recuperação de fitas magnéticas de música contemporânea. Ao fim de muitos anos, conseguimos firmar um protocolo de colaboração com a Biblioteca Pública Municipal do Porto. Este mês será lançado nos Açores o catálogo online do Espólio Emílio Porto; há perspectivas de estabelecer parcerias permanentes com as instituições regionais tanto dos Açores como da Madeira. Na Revista Portuguesa de Musicologia, com a renovação da equipa editorial e a expansão das possibilidades da plataforma online, está prestes a abrir-se um novo ciclo. O programa Verão com Ciência deu-nos a possibilidade de agregar temporariamente à nossa investigação sete jovens mais (o concurso está em vias de conclusão). Estaremos presentes no próximo Congresso da Sociedade Internacional de Musicologia, a realizar em Atenas no final deste mês, com uma delegação importante.