Congresso Internacional “Laços e Afastamentos na Música Transatlântica” – Lisboa, 30 de setembro e 1 de outubro de 2022

30/09/2022 - 01/10/2022

No Bicentenário da Independência do Brasil – Lisboa, 30 de setembro e 1 de outubro de 2022

O Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, querendo assinalar o Bicentenário da Independência do Brasil, promove o Congresso Internacional “Laços e Afastamentos na Música Transatlântica”, que se realizará no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2022. Este evento propõe permitir uma reflexão sobre a música nos dois lados do Oceano Atlântico e os fluxos no intercâmbio entre eles. Embora centrado no eixo Portugal-Brasil, pretende-se alargar o âmbito para incluir discussão sobre a interação entre o espaço luso-brasileiro e outros espaços europeus, africanos e americanos.

Comissão Científica:
Alberto Pacheco (UFRJ/CESEM, NOVA-FCSH)
Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO)
David Cranmer (CESEM, NOVA-FCSH)
Edite Rocha (UFMG)
Javier Marín Lopez (Universidad de Jaen, Espanha)
Paulo Esteireiro (CESEM, NOVA-FCSH)
Paulo Kühl (UNICAMP)
Ricardo Bernardes (CESEM, NOVA-FCSH)
Rodrigo Teodoro de Paula (CESEM, NOVA-FCSH)

Comissão Organizadora:
David Cranmer (Coordenador geral) (CESEM, NOVA-FCSH)