André Gaby

André Alves Gaby

Nota Biográfica

André Alves Gaby é brasileiro e nascido na Amazônia. Iniciou seus estudos de música aos sete anos no Conservatório Carlos Gomes, em Belém do Pará. Concluído o conservatório, ingressou no Bacharel em Música, habilitação em piano, da Universidade do Estado do Pará, onde conclui o curso em 2004.
Entre 2005 e 2007 foi professor temporário da Universidade Federal do Pará, lecionando no curso profissionalizante da Escola de Música (EMUFPA) e curso de Licenciatura em Música.
Em 2007 foi efetivado na EMUFPA como professor de Harmonia e Percepção Musical, instituição a qual permanece vinculado.
Em 2009 concluiu pós-graduação lato-sensu em Fundamentos da Criação em Música, curso com foco em linguagens composicionais dos séculos XX e XXI.
Ingressou em 2010 no mestrado em Prepolifonia (Canto Gregoriano) do Conservatório Giuseppe Verdi de Turim, onde estudou com Fulvio Rampi. Concluiu seu curso em 2012 e retornou ao Brasil, atuando na gestão da EMUFPA como Coordenador de Ensino e Vice-Diretor, entre os anos de 2013 e 2018.
Em 2015 foi bolsista SANTANDER (Programa Jovens Pesquisadores) pela Academia de Bellas Artes San Fernando de Madrid com a pesquisa sobre o Cantochão dos Mercedários do Convento das Mercês do Pará, tendo como investigador responsável Ismael Fernandez de la Cuesta.
Atualmente é doutorando da Universidade Estadual Paulista, curso que foi iniciado em 2019. Seu tema de pesquisa continua sendo o Cantochão dos Mercedários do Convento das Mercês do Pará, e seu orientador é o Prof. Dr. Paulo Castagna.
É investigador visitante do CESEM no Grupo de Música Antiga na qualidade de bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil). O investigador responsável por recebê-lo na Universidade Nova de Lisboa é o Prof. Dr. Manuel Pedro Ferreira.