(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

António Salgado

MEMBRO INTEGRADO

António Salgado

Professor Adjunto com Nomeação
antoniosalgado@esmae.ipp.pt
Nota Biográfica:

Docente na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, na categoria profissional de Professor Adjunto em regime de exclusividade. Data da entrada ao serviço: 18 de Outubro de 2011.

Investigador (membro integrado) do CESEM, núcleo do Porto, Linha de Investigação Interpretação.

Member (Associated Partner) do ENOA – European Network for Opera and Academies.
Coordenador na ESMAE da EOA – European Opera Academy

Coordenador da Pós-graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE.

Diretor Artístico e Fundador da Opera Norte

Professor collaborator of the Strategic Partnership Erasmus + between the Universities Stockholm Academy of Dramatic Arts, ESMAE, Polytechnic Institute off Porto, Winchester University and Department off Landscape Architecture, Swedish University off Agricultural Sciences.

Habilitações Académicas:

  • 2003. Doutoramento pelo Departamento de Música da Universidade de Sheffield, UK.
  • 1992. Mestrado em Lied, University of Music and Dramatic Arts Mozarteum,
    Salzburg, Austria
  • 1983. Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da U. do Porto, Portugal.
  • 1983. Bacharelato em Música pelo Conservatório Nacional de Lisboa, Portugal.

Outras Habilitações:

  • 1998 – Acreditação como Formador nas áreas de A23 Educação Musical/Música e C91 Formação Vocal, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (19.1.1998)
  • 1992. Especialização em Ópera pela University of Music and Dramatic Arts. Mozarteum Salzburg. Áustria.
  • 1990. Seminários de Especialização em “Auffürungpraxis der Alter Musik” (Performance da Múdica Antiga com Nikolaus Harnoncourt) – na University of Music and Dramatic Arts Mozarteum Salzburg. Austria
  • 1984. Especialização Música Antiga no Sweelinck Konservatorium, Amsterdam, Holland.
Publicações:

[2016 Salgado, António. Kinesics Analysis in the investigation of emotion expression in music performance, publicado nas actas da Bilateral International Conference Portugal/Italy – Performance Analysis: a bridge between theory and interpretation, e que virá a ser publicado pela Cambridge Scholars Publishing, em 2018.

2015 Salgado, António. “A Po(i)ética Musical”, in: Espiña, Yolanda; Monteiro, Pedro (eds.). (In)Definições. Cadernos de Teoria das Artes, Série Geral, Vol. 4. Porto: Universidade Católica Editora – CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – Porto, 2015. (págs. 73-86). ISBN – 978-989-8497-06-2.

2011 Salgado, António. “Investigating E-Motional Meaning in Music Performance”, in: Nancy Lee Harper (ed.) the ISSTP Journal, Tension in Performance, Vol. 2, Nº 1, Spring 2011. Book Printing UK [ISSN 2042-6895]

2004 Salgado, António. “Rethinking Voice Evaluation in Singing”, capítulo do livro, The Music Practitioner: Exploring practises and research in the development of the expert music performer, teacher and listener, Ashgate, 2004, Edited by Jane Davidson.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno