Mestrado
Colaborador/a
NOVA FCSH
NOVA FCSH
Beatriz Silva é mestre em Estudos Interculturais Português-Chinês e licenciada em Línguas e Culturas Orientais, ambos pela Universidade do Minho. É atualmente doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e integra o Grupo de Música no Período Moderno – Linha Temática de Iconografia Musical do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Intitulado “Cantando a Revolução – O Papel das Canções e da Ópera na Disseminação do Comunismo na China de Mao Zedong”, o seu projeto de investigação tem sido objeto de publicações em revistas científicas indexadas, como a “Música Hodie”, e participações como oradora em conferências nacionais e internacionais nas áreas da Musicologia e Estudos Chineses.
Profissionalmente, entre 2018 e 2021, trabalhou em projetos de tradução Chinês-Português, tendo, ao mesmo tempo, lecionado Mandarim e Cultura Chinesa na associação SPEAK, a título voluntário.
Na sua juventude, frequentou aulas de canto com as professoras Inês Villadelprat, Joana Pereira e Sílvia Pinto, tendo, posteriormente, obtido os primeiros prémios no Concurso de Canções Chinesas interpretadas por Não-Nativos, promovido pelo Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa (2018), e no Projeto Artístico – Festival da Canção, organizado pela Câmara Municipal de Barcelos na mesma cidade (2019). Frequenta, desde março de 2023, o Curso Livre de Canto da Academia de Música de Viatodos (Barcelos).