Doutoramento
Membro integrado
NOVA FCSH
Celina Arroz (1951) é natural de Martim Longo, concelho de Alcoutim, distrito de Faro, e vive em Sines. É licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa (1988); Mestre em Ciências da Educação (Educação para a Saúde), com a dissertação, Resolução de conflitos na sala de aula (2003), pela Faculdade de Motricidade Humana/ UTL; doutorada em Ciências da Educação (Psicologia e Educação), com a dissertação, Autodisciplina na sala de aula: alunos mais envolvidos e professores mais confiantes? (2015), pela Universidade Nova de Lisboa; Professora aposentada de História do Ensino Básico (3ºciclo) e do Ensino Secundário; Formadora de professores em prevenção e resolução de conflitos (desde 2003) e em autodisciplina na sala de aula (desde 2015); Foi coordenadora do Território de Educação de Intervenção Prioritária de Sines (2008 a 2019); Foi Presidente do Conselho Pedagógico, Coordenadora da avaliação de desempenho dos docentes (2006-2008) e Coordenadora de Departamento das Ciências Sociais e Humanas (2005-2010); Técnica da Promoção e Educação para a Saúde de escolas do ensino básico e secundário da DREAlentejo (1998-2000); Participação no projeto do Ministério da Educação – Programa Nacional da Promoção do Sucesso Educativo, como formadora de diretores e outro staff da escola no curso de Planeamento da Ação Estratégica de Promoção da Qualidade das Aprendizagens (2016); Membro da equipa fundadora e coordenadora do Encontro de História do Alentejo Litoral (2008 a 2019); Sócia cooperante do Centro Cultural Emmerico Nunes (1989 a 2018), onde ocupou vários cargos na direção e na coordenação de atividades da instituição cultural; Investigadora do escritor Aquilino Ribeiro, com estudos publicados, apoiados pela Fundação Aquilino Ribeiro, um deles, Aquilino Ribeiro: Evolução do homem republicano (2011), pela Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República; Interesses de investigação na música – benefícios da aprendizagem musical no desenvolvimento das crianças; motivação para aprender música.