Cláudio de Pina

Artista Sonoro e Compositor. Organista titular do órgão histórico da Paroquial da Ajuda. Investigador no Grupo de Investigação de Música Contemporânea/CESEM (FCSH). Detêm um Diploma de Estudos Avançados em Artes Musicais (FCSH/ESML) na área de música contemporânea para órgão e electroacústica. Candidato a Doutoramento (FCSH/ESML) e bolseiro FCT. Mestre em Artes Musicais, com distinção no quadro de Honra, Melhor Mestre 2018/19 (FCSH). Estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa, Hot Jazz Clube e Engenharia Física (FCUL). Estudou adicionalmente com; Adrian Moore, Åke Parmerud, Annette Vande Gorne, César Viana, Eurico Carrapatoso, Gilles Gobeil, Hans Tutschku, Jaime Reis e Trevor Wishart. O seu domínio de actuação científica e artística centra-se em; análise musical, composição, música electroacústica e acusmática, acústica, síntese sonora, órgão, interpretação, desenho de som e paisagem sonora. O seu trabalho académico e artístico já foi premiado, editado e publicado a nível internacional em eventos como; Arte no Tempo, Binaural Nodar, Festival DME, MUSLAB, Festival Zeppelin, MA/IN and L’Espace du Son. Suas obras acusmáticas foram publicadas e editadas nas colectâneas MA/IN 2019 e Métamorphoses 2020. Em 2020 publicou dois álbuns, um de órgão e electrónica, Asteroeides, e outro de música acusmática, Palimpsestus. De momento encontra-se a trabalhar na edição de um álbum com repertório vanguardista da década de 60 em órgão histórico português, com o apoio da Fundação GDA.
https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-2735-5253
https://www.researchgate.net/profile/Claudio-Pina-2
Cláudio PINA “Extended techniques on the pipe organ”, NCMM 2018 – Nova Contemporary Music Meeting (in press), 2020
Cláudio PINA, “Convolution and convoluted acoustic spaces”, Tracking the creative process in music, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 2019
Cláudio PINA “Ligeti’s Harmonies”, I Encontro International de estudantes em Música e Musicologia, Universidade de Évora, Évora, 2019
Cláudio PINA, “O órgão histórico da Paroquial da Ajuda”, EINEM 2020 – II Encontro Internacional de Investigação de Estudantes de Música e Musicologia, Universidade de Évora, Portugal, 2020
Esta investigação estuda as possibilidades de interpretação de repertório contemporâneo num órgão português du séc. XVIII. Considera-se repertório, que para a sua interpretação num instrumento histórico, implique o recurso a práticas interpretativas inovadoras que extrapolem os limites sonoros usuais. Práticas interpretativas contemporâneas, como as encontradas nas obras de órgão de György Ligeti, serão investigadas de modo a seremadaptadas. Nesta investigação as práticas interpretativas que expandam a sonoridade terão de ser adaptadas especificamente neste instrumento. Estas práticas, apesar de não terem sido originalmente concebidas para o órgão português, são favorecidas pela interacção directa do intérprete na mecânica do instrumento. Esta investigação evidenciará o potencial do órgão histórico para interpretar música contemporânea com metodologia própria. Pretende-se contribuir para a inovação no campo da prática interpretativa contemporânea em órgão português, aumentando o interesse e diversidade cultural, patrimonial e o repertório de estudo no instrumento.