Diogo Alte da Veiga
Licenciado em Canto Gregoriano (investigação e performance) pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou também Traverso (flauta transversal barroca). Ao abrigo do projecto Erasmus desenvolveu esses mesmos estudos na Faculdade de Música de Utrecht, na Holanda. Concluiu o Mestrado em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde realiza actualmente o Doutoramento na mesma área científica. É colaborador interno no CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Universidade Nova de Lisboa). O seu Doutoramento e a sua actividade enquanto membro de projectos de investigação enquadram-se na vertente de Estudos de Música Antiga do CESEM. A sua investigação vem debruçando-se principalmente sobre a monodia litúrgica nos manuscritos medievais ibéricos. Tem apresentado comunicações em diversas conferências nacionais e internacionais, contando igualmente com publicações de artigos científicos. No âmbito da sua actividade artística, integrou o Coro Gregoriano de Lisboa, dirigiu o Coro Gregoriano Benedictus (Penafiel) e integra actualmente o conjunto de música de câmara antiga Ensemble dos Biscainhos (Braga), do qual é promotor e elemento fundador.
Veiga, Diogo Alte da, “Fragments of a Breviary in Moissac and the Rite of Braga: some preliminary insights”, in Manuel Pedro Ferreira (ed.), Musical Exchanges
Veiga, Diogo Alte da, “Do Mondego, pelo Minho/Miño, ao Arlanzón: expressões da música medieval litúrgica ibérica”, in José António Falcão (dir.), O Magnum Mysterium. Diálogos Musicais no Sul da Europa (Século X-XXI), Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, 2015, pp. 38-42.
Veiga, Diogo Alte da, “O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal até 1600: comparações melódicas”, dissertação de Mestrado, Universidade Nova de Lisboa, 2010.