Eduardo Lopes

Eduardo Lopes

Nota Biográfica:

Efetuou estudos de bateria jazz e percussão clássica no Conservatório Superior de Roterdão (Holanda). É Licenciado pela Berklee College of Music (EUA) em Performance e Composição com a mais alta distinção (Summa Cum Laude). É Doutorado em Teoria da Música pela Universidade de Southampton (Reino Unido), sob orientação de Nicholas Cook. Em 2015 prestou provas de Agregação em Música e Musicologia na Universidade de Évora, tendo sido aprovado por unanimidade. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e bolsas de estudo nacionais e internacionais. Atua regularmente com os mais relevantes músicos portugueses e artistas internacionais de renome, tais como: Mike Mainieri (Steps Ahead); Dave Samuels (Spyro Gyra); Myra Melford; Susan Muscarella; Kevin Robb, Phil Wilson; e Bruce Saunders. Gravou vários CDs, alguns dos quais como artísta principal.  Apresentou-se em concertos em Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Escócia, Brasil, Japão e EUA. É Artista Yamaha (Europa), e endorser das marcas de instrumentos Zildjian e Remo. É autor de vários artigos e textos sobre a problemática da interpretação musical, teoria da música e ritmo, jazz e ensino de música. Lecionou na Universidade de Southampton no Reino Unido e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em Portugal. De 2012 a 2016 foi diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora. No ano letivo de 2016-2017 foi Professor Titular Visitante na Escola de Música e Artes Cénicas da Universidade Federal de Goiás, Brasil. Ao momento é Professor Associado com Agregação no Departamento de Música da Universidade de Évora; Diretor do Doutoramento em Música e Musicologia da UÉ; Coordenador do Pólo do CESEM na UÉ; e editor da revista brasileira de musicologia HODIE.

Publicações e outros outputs:

Lopes, Eduardo (Org.). “Tópicos de Pesquisa para a Aprendizagem do Instrumento Musical”, Goiânia: Kelps, 2017. ISBN 978-85-400-2146-4

Lopes, Eduardo (Ed.). “Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical”, Évora: Fundação Luís de Molina, 2013. ISBN: 978-989-8132-10-9

Lopes, Eduardo (Ed.). “Perspectivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI”, Évora: Fundação Luís de Molina, 2011. ISBN: 978-989-8132-07-0

Lopes, Eduardo. “Rhythm and Meter Compositional Tools in a Chopin’s Waltz”, Ad Parnassum Journal, vol. 6, issue 11, Abril 2008, 64-84. ISSN: 1722-3954

Lopes, Eduardo. “From Blues to Latin Just in Time: A rhythmic analysis of ‘Unit Seven’”, Jazz Research Journal, vol. 2, nr. 1, 2008, 55-82. ISSN: 1753-8637