Eli Camargo Jr

Eli da Glória Camargo Júnior

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Pólo
Nota Biográfica

Eli da Glória Camargo Júnior – Composição Musical, Música e Imagem, Sincronismo Musical

Nasceu em São Vicente, estado de São Paulo, Brasil, em 1956. Estudou violão clássico com Henrique Pinto, formando-se na Faculdade de Música de Santos, e iniciou a sua carreira como solista e em grupos de câmara em concertos no Brasil e em Portugal. Apresentou-se em salas como o Teatro Municipal de Santos, Teatro do Museu de Arte de São Paulo, Salão Aylton Escobar, Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa, Sociedade Portuguesa de Autores – Lopes Graça: Comemorações Nacionais do 80º Aniversário, fazendo a estreia da ‘Suite Rústica’ para Flauta e Guitarra. Participou em seminários com Abel Carlevaro e Edelton Gloeden, e durante dois anos fez um estágio em “Virtuosismo e Música Portuguesa Contemporânea” no Conservatório Nacional de Lisboa, sob a orientação do Prof. José António Lopes e Silva – realizando concertos a solo com compositores como Filipe Pires, Clotilde Rosa e Jorge Peixinho.
Estudou direção coral e orquestral em vários seminários e cursos intensivos no Brasil, no Festival de inverno de Campos do Jordão, com Michel Philliphot e Hugh Ross, em Portugal com Robert Houlighan, em Espanha, Lleida, com Peps Pratts e Erwin Lizt; em Alcalá de Henares com Arturo Tamayo. Formou e dirigiu coros amadores e de estudantes no Brasil e em Portugal – Coro do Conservatório Municipal de Cubatão (São Paulo), Coro da ANPEB (Alverca, PT), Coro Ares Novos (Alverca, PT), Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria – dirigindo-os em concertos durante vários anos no Brasil, Portugal e Itália.
Concluiu o Bacharelato e a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com José Carlos Buonacorso, Christopher Bochmann e António Pinho Vargas. Doutorou-se em Composição na Universidade de Évora, onde foi orientado por Christopher Bochmann e Vanda de Sá, com a investigação “Música de Câmara e Sincronismo: estratégias notacionais”.
Desde que se radicou em Portugal em 1985, tem desenvolvido atividade na área da música como professor de Guitarra, Análise e Técnicas de Composição e Música de Câmara nas escolas Conservatório Regional de Castelo Branco, Escola de Música de Torres Novas, Orfeão de Leiria , Academia de Música e Dança do Fundão, Escola de Música Canto Firme de Tomar, Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e Instituto Piaget Campus de Almada.
Tem criado vários projetos apoiados e acompanhados pelo Ministério da Educação na sua realização, com destaque para a disciplina de Música de Câmara: “Ensembles Não Convencionais” e “Rede de Escolas”, com a participação das Escolas de Música do Fundão, Tomar e Conservatório Regional de Castelo Branco; “Os quatro cantos da Casa”, CCB Dias da Música, e “Interface Acústico para um Monumento” no Mosteiro dos Jerónimos, para além de concertos dos seus alunos avançados nos Museus Vieira da Silva, Chiado e Mãe D’Água Amoreiras.
Durante três anos consecutivos criou e dirigiu os Cursos de Música de Câmara da Escola de Música e Dança do Fundão, onde lecionou com a Professora Olga Pratts.
Eli continua a compor música de concerto – como o recente quarteto ‘José e o vento’, encomendado e estreado no IIº Festival Internacional de Guitarra da Cidade do Fundão (2022) e ‘Lubramix V’ para Quinteto com Guitarra,
estreado pelo Quarteto de Cordas Lopes Graça e Yuri Marchese em Tomar, PT, em março de 2024 – e como Investigador Agregado no CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, prossegue a sua investigação sobre Música e Imagem, Sincronismo na Música de Câmara e Composição Musical.