(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Elsa De Luca

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Laboratório
Pólo
Nota Biográfica

Elsa De Luca é Professora Auxiliar de Música Antiga na Universidade NOVA de Lisboa e está ativamente envolvida no desenvolvimento de ferramentas para a investigação assistida por computador em música antiga, em particular bases de dados e a codificação automática do cantochão. Lidera o projecto de investigação interdisciplinar Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis (2022.01957.PTDC) e publicou extensivamente sobre notação musical, criptografia e liturgia em manuscritos ibéricos e franceses.

De Luca foi co-editora de dois números temáticos — um da revista Transactions of the International Society for Music Information Retrieval (TISMIR, em curso) e outro do Journal of Medieval Iberian Studies. Co-editou igualmente as actas da Music Encoding Conference 2020 e da Digital Libraries for Musicology 2025, bem como dois volumes intitulados The Materiality of Sound in Chant Manuscripts in the West (2023) e The Materiality of Sound in Chant Manuscripts in the East (2025).

É Secretária Executiva do Centro de Estudos em Música (CESEM) da Universidade NOVA de Lisboa, coordena a Portuguese Early Music Database, co-dirige a colecção Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi (Brepols) e exerce funções de Tesoureira da Sociedade Portuguesa para a Investigação em Música (SPIM). Em 2023, foi convidada a integrar a comissão editorial do CESEM-FCSH e a equipa de editores de recensões da nova série da Revista Portuguesa de Musicologia. Ao longo dos anos, colaborou em dez projectos de investigação em Itália, França, Portugal, Reino Unido e Canadá.

Subscreva a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade. Subscrever.
A Equipa de Gestão de Ciência estará ausente de 22 de Dezembro a 2 de Janeiro.
This is default text for notification bar