(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Leonardo Carvalho

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Leonardo Carvalho

Administrador
leovicttor@gmail.com
Nota Biográfica:

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Padrão (2007) com pesquisa sobre o Agronegócio no Estado de Goiás. Especialista em Ensino da Música e Processos Interdisciplinares em Artes pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2010) na qual abordou O cenário musical na sociedade goianiense a partir de seus processos básico. Mestre em Música, área de concentração Música na Contemporaneidade, linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade, orientado pela Dra. Magda de Miranda Clímaco, na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (2012). Doutorando em Musicologia pela Universidade de Évora, Portugal, orientado pelo Dr. Eduardo Lopes, desenvolvendo pesquisa sobre Ensino Universitário na área de Música. É Administrador da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 2010, onde atuou também como Assistente em Administração de 2004 a 2010 e desenvolve pesquisas na área de Projetos Culturais.

Publicações:

“A música na trama social: um enfoque na construção histórica de suas especificidades” no 63º Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, nos dias 10 a 15 de julho de 2011, Pôster, Goiânia-GO;

“A obra vocal do compositor Estércio Marquez Cunha: estudo de caso com vistas à abordagem da construção da especificidade da música erudita no cenário goianiense” no VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, nos dias 10 a 15 de julho de 2011, Pôster, Goiânia-GO;

Participação, apresentação e publicação de trabalho completo nos anais do I Simpósio Nacional de Musicologia, III Encontro de Musicologia Histórica, realizado em Pirenópolis – GO entre os dias 11 e 13 de maio de 2011: “Os processos básicos da arte/música e pesquisa musicológica: um enfoque interdisciplinar”.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento - Música e o ensino universitário: estudo comparativo Luso-Brasileiro
Orientação:

Eduardo Lopes

Resumo:

O presente pré-projeto busca propor estudo comparativo entre universidades brasileiras e universidades portuguesas, a partir da análise do ensino de Música na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Évora, a fim de discutir as questões sociais e culturais que envolvem esse tipo de formação acadêmica nos seus diferentes aspectos de ensino, pesquisa e extensão. O espaço territorial para análise será circunscrito pelas fronteiras culturais luso-brasileiras, mais especificamente da EMAC/UFG e da Universidade de Évora. Todavia, para fins comparativos e analíticos, pode-se recorrer, na forma de estudos de caso, a outras universidades portuguesas.

Grupo de Investigação:

Educação e Desenvolvimento Humano

Linhas e Núcleos de Investigação:

Estudos Luso-Brasileiros