(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Haig Utidjian

COLABORADOR

Haig Utidjian

Foto
Morada: CESEM NOVA FCSH
Nota Biográfica:

Haig Utidjian é maestro de orquestra, mestre de coro e musicólogo. Ele foi educado nas Universidades de Sussex, Londres e Cambridge, na Guildhall School of Music and Drama no Reino Unido (onde recebeu o Prêmio Ricordi de Regência), na Accademia Chigiana em Siena e por meio de consultas particulares com Lothar Zagrosek, Carlo Maria Giulini, Vilém Tauský e Josef Kuchinka. Ele atuou como Maestro Principal da Orquestra e Coro da Charles University em Praga desde 2001, regeu convidados na Europa e nos Estados Unidos e trabalhou em várias produções de ópera aclamadas. Haig é Diácono Sênior da Igreja Armênia e aluno do Arcebispo Zareh Aznaworean de abençoada memória, com interesses de pesquisa em musicologia, teologia e iconografia do Hinário Armênio e nas obras de São Gregório de Narek. Ele publicou os volumes Eles que absorveram as efusões do Espírito: A Arte do Livro Armênio através dos Séculos (Mervart, 2016), Tesouros da nação cristã mais antiga: Espiritualidade, Arte e Música nos Manuscritos Armênios Medievais (Royal Canonry of Premonstratensians em Strahov em Praga, 2018), Tntesean and the Music of the Armenian Hymnal (Mervart, 2018) e uma edição crítica da Missa em Ré de Dvořák (Bärenreiter Praha, 2020). Nos EUA, ele recentemente deu palestras na Biblioteca do Congresso e se apresentou no Metropolitan Museum of Art em Nova York e em vários outros locais, dirigindo os conjuntos Axion Estin e Cappella Romana. Haig Utidjian foi recentemente condecorado com a medalha Komitas pelo estado armênio e a medalha Yakob Mełapart pela Biblioteca Nacional da Armênia.

Publicações:

UTIDJIAN, H., “Dvořák’s Mass in D: the composer’s extant skteches”, Clavibus unitis 7/2(2018), p. 53-75.

UTIDJIAN, H., “The Tntesean Hymnal in Context”, Revue des Études Arméniennes, 38(2018-2019), p. 357-386.

UTIDJIAN, H., «Պետրոս Պիանքինի եւ Մխիթարեան Ս. Հարք. մի քանի նկատողութիւններ [Pietro Bianchini and the Mekhitarist Fathers: some observations]», Eražštakan Hayastan – Երաժշտական Հայաստան [Journal of the Komitas Conservatoire, Yerevan], 2(61)2021, p. 51-59.

UTIDJIAN, H., “Points of interaction between Byzantine and Armenian Church Music: three documentary witnesses”, (Ed.) Christian Troelsgård and Gerda Wolfram, Byzantine chant, radiation and interaction, Peeters Eastern Christian Studies 29, Leuven, 2022, p. 59-95.

Linhas e Núcleos de Investigação:
Estudos de Ópera
Iconografia Musical
Música e Literatura
Paleografia e Edição Musical
Imagens:
image_preview (1)
image_preview (2)
image_preview (3)