Luzia Aurora Rocha
Doutoramento
Membro integrado
NOVA FCSH
Luzia Aurora Rocha estudou Musicologia em Lisboa (Portugal) e Innsbruck (Áustria), tendo-se doutorado em Musicologia pela Universidade NOVA de Lisboa em 2012 com uma dissertação sobre Iconografia Musical Barroca Portuguesa (Azulejo). Atualmente é investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética da Musical (CESEM), com funções docentes a tempo parcial no Departamento de Musicologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH); coordena também a Linha Temática de Iconografia Musical no CESEM e o Grupo de Trabalho ARLAC-IMS “Iconografia Musical e as suas conexões ultramarinas”. Foi recentemente nomeada para o “Steering Committee” do Study Group on Musical Iconography da IMS (International Musicological Society). O seu trabalho abrange as áreas da Musicologia, Museologia, Iconografia Musical, Organologia, Semiótica, Património Cultural Tangível e Intangível, Colecções de Museus em Portugal e no estrangeiro e Estudos Culturais, com enfoque nas questões da produção, receção, catalogação de fontes e transferência cultural. Leccionou em diversas instituições de ensino superior e universitário (Instituto Piaget, INUAF, Orquestra Metropolitana, Universidade Lusíada de Lisboa, NOVA FCSH, Universidade Autónoma) nas áreas de História da Música, Iconografia Musical, Organologia, Pedagogia, Didática e Museologia. Luzia Aurora Rocha é detentora de um Prémio de Mérito da Universidade NOVA (1999) e auferiu de uma bolsa de doutoramento (FCT, 2006) e duas bolsas de investigação de pós-doutoramento (The Orient Museum/Foundation, 2015; CESEM, 2017) antes de se candidatar com sucesso a um contrato como investigadora (2019-2025). Rocha é autora de “Música no Museu. Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis / Music in the Museum. Catálogo de Instrumentos Musicais e Iconografia Musical do Museu Municipal Carlos Reis” (2024), ” ‘Cantate Dominum’ Música e Espiritualidade no Azulejo Barroco” (Colibri, 2015), “Ópera e Caricatura: o Teatro de S. Carlos na obra de Rafael Bordalo Pinheiro” (Colibri, 2010), co-autor de ”Imagens de Música: Itinerário Iconográfico-Musical” (Althum, 2019), editor de “Perspectives on Music, Sound and Musicology II. Sounding Images: Sights, Sounds and Sensualities” (2024), ”Iconografia Musical: Autores de Países Ibero-Americanos e das Caraíbas” (2015) e co-editor de ”Iconografia Musical: Organologia, Construtores e Prática Musical em Diálogo” (2017), ‘Iconografia Musical: Temas Portugueses’ (2020). Desenvolveu a base de dados de Iconografia Musical em Portugal “IconoMus”. O seu trabalho tem sido publicado em revistas com revisão por pares e indexadas na Web-of-Science, tais como Acta Musicologica, Studia Musicologica, Journal of Musicological Research, Imago Musicae, Music in Art e Musica Hodie. Apresentou o seu trabalho no estrangeiro, a convite e como oradora principal, no México, Brasil, Cuba, EUA, Espanha, Itália, Grécia, Suíça, Turquia, Rússia, China e Japão. É consultora científica regular de conselhos internacionais – na Europa (também para a UE – União Europeia e FWO) e na América Latina – nos domínios das Artes, Cultura e Património.