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Mariana Ramos de Lima

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Mariana Ramos de Lima

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Bolseira de Investigação
marianaramoslima@gmail.com
Nota Biográfica:

Mariana Ramos de Lima (n. 1994, Lisboa) frequenta o último ano do Mestrado em Ciências Musicais, área de especialização em Musicologia Histórica, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua dissertação tem como tema central o estudo dos milagres dedicados a Santa Maria de Terena nas Cantigas de Santa Maria, procurando abordar esta temática num âmbito musical, histórico e político. É atualmente bolseira no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), onde obteve uma Bolsa de Investigação na área das Cantigas de Santa Maria, trabalhando sob a supervisão do Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira. Neste centro é colaboradora do Grupo de Estudos de Música Antiga e do Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música. Faz igualmente parte do projeto “Modelos e variações: A lírica medieval ibérica na Europa dos trovadores”, parceria entre o CESEM e o Instituto de Estudos Medievais (IEM), no âmbito da expansão aos autores provençais da atual base de dados das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. É, desde 2015, licenciada em Ciências Musicais também pela FCSH/NOVA.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Mestrado: Santa Maria de Terena nas Cantigas de Santa Maria: aspetos históricos, políticos e musicais
Orientação:

Manuel Pedro Ferreira

Referência da Bolsa: FCSH/CESEM/EAT/00693
Resumo:

A atual dissertação tem como principal objetivo o estudo, reconstrução e publicação integral do Cancioneiro de Santa Maria de Terena. Este cancioneiro virtual deve a sua identidade à presença de um núcleo de cantigas relatando milagres atribuídos a Santa Maria de Terena, constantes na coleção das Cantigas de Santa Maria (CSM) de Afonso X de Leão e Castela. Assim sendo, a motivação para esta investigação deriva, em parte, da necessidade de contribuir para colmatar uma lacuna na literatura académica sobre a participação portuguesa nas Cantigas de Santa Maria, mais propriamente as suas referências a Terena e respetivo Santuário. Tal situação torna-se ainda mais relevante se tivermos em conta a relação de amizade, mais que diplomática, que envolve este monarca e os então Senhores de Terena, que se sabe, viveram na corte de Afonso X durante alguns anos. Procederei a um estudo analítico do texto, melodia e ritmo de cada uma das cantigas que citam este local, prevendo igualmente uma edição crítica das mesmas.

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga

Linhas e Núcleos de Investigação:

SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música)